12 setembro, 2013
Comentários

17:49 - Seminário de Educação em Piraí atrai mais de 300 educadores da região

"

Prefeito destaca papel da educação e tecnologia na construção de um mundo melhor

Mais de 300 professores e gestores educacionais participam do 4º Seminário de Educação e Tecnologia, o mais importante evento do gênero no Sul Fluminense, aberto nesta 5ª-feira (12/9), em Piraí, pelo Prefeito Luiz Antonio da Silva. O encontro, que conta com a participação dos Secretários de Ciência e Tecnologia do Estado, Gustavo Tutuca, e do Rio de Janeiro, Franklin Coelho, ambos piraienses, termina nesta sexta-feira.

Composto de palestras, mesas-redondas, oficinas e estandes, o Seminário reúne  especialistas em educação de algumas da mais importantes universidades do Brasil – Unicamp, UFRJ, UFF, PUC-SP, UFRRJ, Unifoa, entre outras -, de Portugal – Minho e Imagina -, da Sequoia Foundation (Estados Unidos), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e do Museu de Arte.

Na abertura, o Prefeito Luiz Antonio ressaltou que a realização do Seminário é mais uma comprovação do desafio, aceito por Piraí, de melhorar cada vez mais a educação, para a construção de um mundo novo e melhor:

“Queremos construir um cidadão novo e melhor. Para isso, há diversas formas e uma delas, com certeza, é a tecnologia, que abre a possibilidade de transformar o ser humano, criar um mundo sem guerra, sem violência, sem desigualdade e com mais oportunidades para todos”, enfatizou o Prefeito.

Luiz Antonio aproveitou a ocasião para anunciar que já está em fase de licitação projeto de ampliação de rede de fibra ótica que vai permitir à Prefeitura levar a rede de internet gratuita a outros pontos do município que ainda não recebem o sinal. Ele confirmou também que 2014 será o Ano da Educação em Piraí.

A Secretária de Educação de Piraí, Sandra Simões, destacou a contribuição do Seminário para a melhoria da qualidade da educação:

“Cada seminário realizado é uma semente nova, que precisa ser germinada em sala de aula para que os alunos cheguem aonde desejamos, para que a qualidade da educação a eles oferecida seja cada vez melhor. E a qualidade será melhor ainda se trabalharmos juntos, construirmos juntos. A gente sabe que sempre faz o melhor, mas é importante pensar em fazer sempre cada vez melhor”, enfatizou a Secretária.

O Secretário Gustavo Tutuca lembrou que já participou do Seminário como Secretário de Governo de Piraí e como deputado estadual e agora, pela primeira vez, como secretário de uma pasta que abriga cursos profissionalizantes, universidades, o Cederj, a Faetec e a Faperj. Ele lembrou o pioneirismo de Piraí na implantação do Projeto UCA (Um Computador por Aluno), que considera desdobramento natural do também pioneiro Projeto Piraí Digital.

Gustavo citou seu projeto, como deputado, para implantar o Projeto UCA em todo o Estado, com o objetivo de impedir que os avanços tecnológicos na educação continuem sendo privilégio apenas da escola particular. E aproveitou para anunciar novidades para o município:

“A partir de 2014, Piraí passará a usufruir de um CVT (Centro Vocacional Tecnológico), que deverá ser construído no bairro Vila das Palmeiras, e Arrozal ganhará cursos profissionalizantes, uma antiga reivindicação dos moradores de lá.”

Além de Luiz Antonio, Sandra Simões, Gustavo Tutuca e Franklin Coelho, compuseram ainda a mesa de abertura o Secretário Municipal de Ciência e Tecnologia, Osni Augusto Silva, e a diretora do Cederj-Piraí, professora Maria Helena Horta Jardim, coordenadora do Projeto UVA no Estado.

Um dos momentos mais emocionantes da solenidade de abertura foi a apresentação da Orquestra de Cordas, formada por 50 alunos de escolas da rede de ensino da Prefeitura, que executou 4 números e foi muito aplaudida. A orquestra faz parte do Projeto Piraí Musical, que foi iniciada em 2012 com apoio da Petrobras mas agora é todo bancado pela Prefeitura.

“Esta orquestra é uma prova de como os alunos são capazes de fazer muito em pouco tempo”, afirmou a Secretária Sandra Simões, em relação ao fato de a orquestra ter pouco mais de um ano de existência.

 

 

"

Comentários