20:01 - Centro do Idoso recebe visita do grupo Humaniza Barra Mansa
"Encontro debateu como oferecer à população atendimento mais humanizado na unidade
Na manhã desta quinta-feira, dia 30, membros do grupo Humaniza Barra Mansa, da secretaria municipal de Saúde, se reuniram com a equipe de profissionais do Centro do Idoso, na unidade, no bairro Ano Bom. O objetivo do encontro foi debater como oferecer à terceira idade um atendimento mais humanizado.
""Nosso trabalho é realizado com o intuito de aumentar o grau de corresponsabilidade dos trabalhadores que lidam com a saúde. Esse encontro é ainda mais importante por se tratar de um local que atende a terceira idade, que deve ter um tratamento com cuidados ainda maiores”, explicou Wesley Abel Mariano, coordenador do Nasf (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) e membro do Humaniza Barra Mansa.
Durante a reunião foram debatidos assuntos como o acolhimento do paciente, postura do profissional, atendimento humanizado e formas de comunicação com os usuários. “Além da preocupação com os pacientes, temos um olhar especial para os funcionários, pois lidar com o público é um desafio diário dos profissionais. Passamos diversos pontos do atendimento aos idosos, pois a realidade deles requer ainda mais cuidado, pelas enfermidades que apresentam”, revelou Wesley.
O coordenador do Nasf ainda ressaltou as peculiaridades do trabalho humanizado com os idosos, que requerem atenção redobrada. “A postura dos funcionários foi muito positiva, pois participaram da reunião e entenderam os motivos dela. Sabemos das dificuldades de se tratar pacientes com Alzheimer e demência, por isso a importância de um tratamento diferenciado, sempre tentando ser o mais amigável e tratando-o pelo nome”, finalizou Wesley.
Humaniza Barra Mansa - O grupo de trabalho foi criado em 2014, com a finalidade de fortalecer as iniciativas de humanização já existentes e implantar outras novas que beneficiassem diretamente a população. Desde então, cerca de 20 profissionais se reúnem sistematicamente toda quarta-feira para discutir melhorias na atenção ao usuário do SUS.
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