06 novembro, 2014
Comentários

08:57 - Orquestra Sinfônica de Barra Mansa realiza noite de lembranças na Igreja Matriz

"

O concerto “Viva Nepomuceno e Guerra Peixe” foi permeado por lembranças através da música.

O concerto em homenagem aos compositores Alberto Nepoumuceno e César Guerra Peixe que a Orquestra Sinfônica de Barra Mansa realizou na terça-feira, 04 de novembro, foi de lembranças. O maestro que regeu a orquestra na apresentação, Ernani Aguiar, é conterrâneo de Guerra Peixe e foi seu aluno, assim, além de reger a OSBM, o maestro fez o público viajar por suas histórias e lembranças.

A primeira obra executada de Guerra Peixe foi “Petrópolis da minha infância”, que une a música clássica à canções infantis, fazendo o público lembrar de momentos desta fase da vida. O maestro destacou que a música parecer ter sido feito sob medida para ele, já que o faz remeter à infância vivida em Petrópolis, sua terra natal e também de Guerra Peixe. Em seguida, orquestra e maestro executaram “Mourão” um clássico do compositor, que remete aos diversos sons regionais do Brasil.

A noite era de Guerra Peixe e Nepomuceno, mas era, principalmente, uma homenagem à música e aos compositores brasileiros. E esta homenagem se estendeu com a inclusão de “Concerto para viola e cordas” de Radamés Gnatalli, também compositor nacional. Para executar a obra entrou em cena o solista convidado da noite, Jadenir Lacorte, que com sua viola impressionou o público, sendo aplaudido de pé.

Para finalizar o concerto, a Orquestra homenageou Alberto Nepomuceno através de “Série Brasileira”, que retrata através da música as diferenças nacionais.

O maestro Ernani Aguiar parabenizou a orquestra por sua capacidade técnica, mesmo sendo tão jovem:

-O Projeto Música nas Escolas é um exemplo para o Brasil inteiro por em pouco tempo ter uma orquestra sinfônica  dessa categoria – enfatizou o maestro.

A Orquestra se prepara agora para acompanhar o Balé Kirov em sua temporada no Brasil. As apresentações começam no dia 13 de novembro, no Theatro Municipal do Rio, seguindo para São Paulo de 20 a 23 deste mês.

A Orquestra Sinfônica de Barra Mansa é um dos grupos do Projeto Música nas Escolas, que  teve início em 2003, mas já é considerado um dos mais importantes modelos de educação musical do país. Suas atividades iniciaram com 600 alunos e, atualmente, o Projeto atende a todas as escolas públicas municipais de Barra Mansa com processo de educação musical que inicia na educação infantil e se estende a todas as séries.

Desde o início, o projeto é mantido pela Prefeitura de Barra Mansa, numa ação conjunta da Secretaria Municipal de Educação e a Fundação de Cultura e, a gestão administrativa é feita pela Associação da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa. Além disso, o Projeto é patrocinado pela Saint-Gobain, Votorantim, CCR – Nova Dutra e White Martins, através da Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet, do Ministério da Cultura. A Light e a Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro patrocinam o Projeto através da Lei de Incentivo à Cultura do Estado do Rio de Janeiro.

"

Comentários