09:30 - Conselheiro Municipal de Políticas Culturais toma posse em Volta Redonda
"O prefeito Antônio Francisco Neto, o vice-prefeito Carlos Roberto Paiva e a secretária municipal de Cultura, Rosâne Pinto de Mendonça, deram posse nesta terça-feira (dia 27) aos 28 conselheiros - 15 titulares e 13 suplentes - que irão compor o Conselho Municipal de Política Cultural de Volta Redonda (CMPC) para o biênio 2015/2016. No decorrer da cerimônia, realizada no auditório da Prefeitura Municipal de Volta Redonda, o prefeito Antônio Francisco Neto destacou a importância do trabalho desenvolvido pelos conselheiros para a conquista de uma cultura ainda melhor para o município, que atenda às necessidades da população.
“Quero agradecer a participação de cada um e pela demonstração de carinho com a cultura da nossa cidade. É muito importante ter um conselho envolvido com a cultura da nossa cidade. Já avançamos muito na cultura e vamos avançar muito mais agora, vocês terão todo o nosso apoio”, disse o prefeito.
Para a secretaria municipal de Cultura a criação desse conselho será essencial para viabilizar novos projetos culturais, uma vez que Volta Redonda poderá ser cadastrada no Sistema Nacional de Cultura, através desse conselho. “Nosso sentimento hoje é de igualdade, pois estamos no mesmo barco, lutando pelos mesmos objetivos. Vamos trabalhar com um amplo diálogo com o objetivo de tornar a nossa cidade conhecida pela sua cultura”, disse a secretaria.
Para a conselheira Anielli Balarin Carraro, representante da cadeira de Literatura, a criação desse conselho é um marco para história da cultura de Volta Redonda. “Sessenta por cento dos membros desse conselho são representantes da sociedade civil e isso é inédito em nosso município. É muito gratificante ver a democracia acontecendo e participar desse processo. Agora é colocar em prática as nossas metas e objetivos”.
O Conselho Municipal de Política Cultura é um órgão coletivo com a participação do poder público e da sociedade civil, que auxilia na elaboração e execução da política cultural para Volta Redonda. Suas principais atribuições são de avaliar, fiscalizar e deliberar sobre ações de políticas públicas para o desenvolvimento da cultura, a partir de iniciativas governamentais, sempre pensando na preservação do interesse público. São responsáveis ainda por representar a sociedade civil, criar mecanismos que permitam sua comunicação com a comunidade, definir diretrizes para a política cultural a serem implementadas pela administração pública, entre outras. O CMPC, composto por 15 membros e seus respectivos suplentes, funcionará na sede da Secretaria Municipal de Cultura (SMC).
"
Comentários