22 julho, 2014
Comentários

09:40 - Comércio de BM investe nos dias do Amigo e da Vovó

"

O comércio de Barra Mansa tem investido em duas datas ainda um pouco esquecidas do calendário de datas comemorativas: os dias do Amigo (20 de julho) e da Vovó (26 de julho). Há seis anos os Sindicatos do Comércio Varejista (Sicomércios) de Barra Mansa, Barra do Piraí, Volta Redonda, Angra dos Reis, Miguel Pereira, Valença e Três Rios promovem uma campanha para aquecer as vendas no Dia do Amigo e o resultado tem sido positivo. Esse ano, os sindicatos decidiram investir também no Dia da Vovó, promovendo uma campanha em conjunto pra estimular as vendas nesta data.

“A cada ano que passa a campanha do Dia do Amigo tem se fortalecido e as vendas crescendo nesse período. Em comparação ao ano passado, o movimento nas vendas este ano foi 5% superior”, informou o presidente do Sicomércio, Alberto dos Santos Pinto. Lojas de acessórios e artigos personalizados são as que mais faturam no Dia do Amigo. Já o Dia da Vovó movimenta lojas de vestuário, calçado, cosméticos, acessórios, eletroeletrônicos e eletrodomésticos.

 

Como surgiram essas datas

 

O Dia do Amigo foi adotado em Buenos Aires, na Argentina, com o Decreto nº 235/79, sendo que foi gradualmente adotado em outras partes do mundo. A data foi criada pelo argentino Enrique Ernesto Febbraro. Ele se inspirou na chegada do homem à lua, em 20 de julho de 1969, considerando a conquista não somente uma vitória científica, como também uma oportunidade de se fazer amigos em outras partes do universo. Assim, durante um ano, o argentino divulgou o lema “Meu amigo é meu mestre, meu discípulo e meu companheiro”.

Aos poucos a data foi sendo adotada em outros países e hoje, em quase todo o mundo, o dia 20 de julho é o Dia do Amigo, é quando as pessoas trocam presentes, se abraçam e declaram sua amizade umas as outras, na teoria. No Brasil, apesar de não ser regulamentada por lei, o Dia do Amigo é comemorado no dia 20 de julho, sendo inclusive instituída oficialmente em alguns estados e municípios.

Já o Dia da Vovó surgiu para homenagear Santa Ana, a avó de Jesus Cristo, mãe de Maria. Santa Ana, ou Santana, é considerada padroeira dos partos difíceis por ter conseguido dar a luz com uma idade mais avançada. Ela é padroeira das cidades de Belmiro Braga, Santana do Deserto, Santana do Garambéu e, em Juiz de Fora, da paróquia de Santa Ana, no bairro Vila Ideal.

"

Comentários