07 agosto, 2013
Comentários

10:03 - Vacinação contra hepatite B segue em Barra Mansa

"

Ministério da Saúde amplia faixa etária de imunização da doença para 49 anos

O Ministério da Saúde ampliou a faixa etária de vacinação contra hepatite B (HBV). A partir deste semestre, a imunização está sendo realizada em pessoas com até 49 anos. O objetivo é diminuir gradativamente a incidência da doença no país, considerada sexualmente transmissível. A vacinação atendia anteriormente pessoas com até 29 anos e um grupo considerado de risco, entre profissionais da saúde, manicures, tatuadores e caminhoneiros.

Segundo o coordenador de Epidemiologia da secretaria de Saúde de Barra Mansa, Eduardo Lacerda, as principais formas de transmissão da hepatite B se dão a partir de relações sexuais sem camisinha, transfusão de sangue e contato direto com fluidos corporais contaminados. “É fundamental a imunização dos adolescentes, pois eles estão iniciando a vida sexual e estão mais suscetíveis à doença”, explicou Eduardo.

A hepatite B, também chamada de soro-homóloga, é uma doença infecciosa inflamatória do fígado.  Durante a incubação da doença, o portador permanece sem nenhum sintoma aparente. Após a incubação, alguns sinais como febre, cansaço, dor no abdômen e náuseas podem surgir. Somente com o diagnóstico médico, realizado através de exames de sangue, pode ser avaliado e realizado o tratamento adequado ao paciente.

“Em Barra Mansa, a vacina HBV é considerada de rotina, durante todo o ano realizamos a imunização da população”, expôs o coordenador, ressaltando que o município registrou dois casos da doença de janeiro a julho deste ano. Os interessados em se imunizar contra a doença podem procurar a unidade de saúde mais próxima da sua residência, com o cartão de vacinação, de segunda à sexta-feira, de 7h às 17h.

"

Comentários