29 abril, 2015
Comentários

10:39 - Resende começa a vacinar contra a gripe na próxima segunda-feira

"

A meta do Município é vacinar 30.093 pessoas

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe tem início na próxima segunda-feira, dia 4 de maio, em todas as unidades de saúde de Resende e prossegue até o dia 22 de maio vacinando pessoas a partir de 60 anos de idade, gestantes, mulheres em pós-parto, crianças de seis meses a menores de cinco anos, profissionais da saúde e portadores de doenças crônicas – que necessitarão de prescrição médica para se vacinarem.

A meta do Ministério da Saúde é vacinar 80% de cada grupo alvo, com o objetivo de reduzir a mortalidade, as complicações e as internações decorrentes das infecções pelos vírus da influenza (gripe). Em Resende, o público-alvo representa 30.093 pessoas.

No sábado, dia 9 de maio, acontece o Dia D de Mobilização Nacional, nas unidades de saúde das zonas rural e urbana do Município, que funcionarão, das 8h às 17h, no Resende Shopping e no Asilo Nicolino Gulhot, no mesmo horário. No dia D, além da vacina contra a gripe, as unidades também irão oferecer a vacina contra o HPV e contra a Hepatite B para quem ainda não foi imunizado contra essas doenças e é apto a recebê-las.

Além disso os idosos acamados irão receber a vacina em suas casas pela equipe volante de vacinação tanto no Dia D quanto durante toda a campanha. Para isso a vacina deve ser solicitada pela família do paciente junto ao Programa Saúde da Família (caso seja morador de área atendida) ou no Programa da Saúde do Idoso, que funciona no Posto do Manejo (telefone 3360-7505).

A coordenadora do Programa de Imunização do Município, Dalva Regina Lomeu de Almeida, salienta que as crianças devem receber duas doses da vacina, num intervalo de 30 dias a partir da data da primeira dose. Já o restante do público-alvo recebe apenas uma dose.

- A vacina é contraindicada para pessoas que tenham hipersensibilidade a qualquer componente da vacina, como o ovo. Para aqueles pacientes que tenham doenças agudas e febre, recomendamos adiar a ministração da vacina até que tenha se recuperado - explica Dalva, salientando que os doadores de sangue devem aguardar quatro semanas após tomar a vacina para voltarem a doar.

As vacinas estarão disponíveis nas seguintes unidades: Centro Municipal de Imunização (Posto Resende), Manejo, Cidade Alegria, Jardim Primavera, Jardim Alegria/Beira Rio, Nova Alegria, Baixada da Olaria, Itapuca, Novo Surubi, Surubi, Vicentina, Fazenda da Barra I, II e III, São Caetano, Paraíso, Liberdade, Cabral, Cabral/Alambari, Morro do Cruzeiro e Engenheiro Passos, além da zona rural, Jacuba, Rio Preto, Pedra Selada, Fumaça, Bagagem, Capelinha, Serrinha e Mauá.

"

Comentários