30 setembro, 2014
Comentários

10:40 - Santa Casa de Barra Mansa começa informatização

"

Recurso investido será do Pahi (Programa de Apoio aos Hospitais do Interior).

A Santa Casa de Misericórdia de Barra Mansa começa a partir de outubro a investir na informatização da unidade. A fase inicial será de levantamento dos processos internos utilizados atualmente, e a implantação deve ser concluída em abril de 2015. A verba para o investimento é estadual, os recursos são do Pahi (Programa de Apoio aos Hospitais do Interior). O objetivo da provedoria e administração do hospital é melhorar o tempo de execução do atendimento hospitalar e otimizar o controle de custos, além de eliminar desperdícios.

“Vamos poder reduzir o tempo de espera nos atendimentos e melhorar o serviço prestado à população. A intenção é deixar o sistema todo informatizado e acabar com a quantidade de papéis que hoje em dia produzimos para documentar os procedimentos”, explicou o diretor administrativo da Santa Casa, Altair Carvalho, informando ainda que será possível monitorar online todos os procedimentos do hospital e garantir a cobrança por melhorias nos serviços. “Vamos poder saber o tempo que cada pessoa ficou no hospital e qual o procedimento que foi feito, desde a chegada do paciente no Pronto Socorro até receber alta”, complementou.

O hospital tem buscado diversos recursos financeiros, através de programas dos governos estadual e federal, a fim de ampliar a melhoria dos serviços prestados ao atendimento SUS (Sistema Único de Saúde), que corresponde a cerca de 90% do atendimento realizado no hospital, e aos convênios. “Não temos perdido verbas. Buscamos com afinco realizar projetos que possam ser contemplados pelo governo e estamos nos tornando referência nesse segmento”, acrescentou Altair.

A empresa contratada para a realização do serviço é a MV Informática, que possui expertise em sistemas de gestão de saúde. “É a primeira do setor no Brasil e é a terceira empresa de software do país. Buscamos a excelência para poder oferecer um serviço de qualidade aos funcionários e usuários”, comentou o coordenador do projeto de implantação do sistema, Paulo Bráz.

Pahi - O Programa de Apoio aos Hospitais do Interior é uma ação da SES/RJ (Secretaria Estadual de Saúde), por meio do apoio financeiro e técnico, que tem o objetivo de promover a melhoria da qualidade da atenção hospitalar do SUS. Atualmente, existem quatro componentes no programa: Pahi Municipal, Pahi Regional, Apoio à Sala de Estabilização (PASE) e Apoio às Unidades de Terapia Intensiva da Região Metropolitana (PA-UTI).

Desde o início do programa, em setembro de 2009, até dezembro de 2013, foram repassados mais de R$ 226 milhões, beneficiando a população fluminense. O programa é por adesão desde que os interessados atendam as premissas das resoluções da SES/RJ, e é reeditado anualmente, atualizando seus objetivos e metas sempre com a finalidade de melhorar a atenção à saúde no estado.

"

Comentários