10:49 - Vereador Imberê solicitou a construção de Estação de Tratamento de Água e Esgoto para Penedo
"Com a Indicação N°395/2014, o vereador Imberê Moreira da Silva, o Imberê, solicitou a construção de uma ETA (Estação de Tratamento de Água) e uma ETE (Esgoto de Tratamento de Esgoto), para Penedo, bem como, um reservatório com capacidade cúbica suficiente para que essa água possa suprir a falta d’água no tempo de seca.
Imberê justificou: “Considerando que o Penedo é um local turístico, que proporciona emprego e renda aos munícipes, além de, contribuir substancialmente para a divulgação de Itatiaia. Um dos gargalos para promover o desenvolvimento de Penedo é a falta de abastecimento de água, principalmente no período de inverno”, alerta o vereador.
O vereador Imberê acrescenta ainda: “É necessário a preservação do manancial hídrico do município, faz-se jus a necessidade de construção de uma ETA e uma ETE, inclusive por motivo de saúde pública daquela população”, concluiu Imberê.
O comerciante Sandro Nunes Moreira, que também é morador de Penedo, ao tomar conhecimento da indicação do vereador Imberê, salientou: “Um dos maiores problemas que a gente tem aqui no Penedo é a falta d’água na seca, então acontece que em alguns lugares são abastecidos muito bem, outros lugares mais altos faltam água e a água também não é tratada. Tem um período aqui que a gente mede o teor de cloro da água e está muito alto e tem períodos que está extremamente baixo, não tem nada de cloro e tem o problema do tratamento de esgoto que não existe nenhum, então hoje acaba ficando a responsabilidade de cada um fazer fossa própria, depois levar até o rio ou alguma vala e caixa de gordura, sumidouro, levando até o rio a responsabilidade no Penedo está sendo de cada morador, não existe tratamento de esgoto, isto é fato. A viabilidade de fazer uma obra dessa não sei, não faço a menor idéia do custo, mas acredito que seja uma coisa boa para Penedo. O tratamento de água poderia clorar a água, fazer alguma coisa já de imediato para evitar doenças que vêm através da água, então acredito que seja uma, se alguém quiser fazer a alguma coisa relacionada à água tem que estar nesta área, primeiro à falta da água, armazenar a água de alguma maneira e acho que é uma coisa válida, pois tem gente que fica sem água, o pessoal do Martinelli tem gente que fica 15 a 20 dias sem água em casa, tem comerciante que compra o caminhão pipa porque falta água e precisa trabalhar, no meu caso eu fecho sábado e domingo, mas restaurante que trabalha sábado e domingo tem que pagar caminhão pipa no período da seca”, informou Sandro.
"
Comentários