11 fevereiro, 2014
Comentários

11:09 - BM: Jonas Marins se reúne com Sepe

"

Plano de Cargos, Carreira e Salário foi o principal tema em debate

O prefeito de Barra Mansa, Jonas Marins, recebeu no fim da tarde desta segunda-feira, dia 11, integrantes da diretoria do Sepe (Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação do Rio de Janeiro). O objetivo do encontro foi avançar nas negociações para o desenvolvimento do estatuto dos profissionais de Educação, que vai servir para melhorias salariais e de benefícios para a categoria. Durante a reunião foram debatidas ainda questões como reajuste salarial, que segundo o prefeito vai acontecer em maio, chamamento de concurso público e calendário escolar, além de outros itens listados pelo sindicato. Também participaram da reunião os secretários municipais de Administração Pública, Osias Penha, de Educação, Lusia Melchíades, e o procurador geral do município, Ronaldo Ramos.

O diretor do Sepe, Pedro Ney Alves, ressaltou, durante o encontro, a importância de se debater ainda esse ano o PCCS (Plano de Cargos, Carreira e Salário), voltado para os profissionais de Educação. Ronaldo Ramos forneceu o prazo de 45 dias para apresentar o esboço final do estatuto que dará embasamento ao plano. “Por meio do estatuto vamos resolver uma série de pendências da Educação, entre elas a descompressão da folha de pagamento”, destacou. Jonas Marins acrescentou que as negociações estão bem adiantadas e que o estatuto da Educação será o primeiro a ser concluído. “As negociações foram iniciadas ano passado e não vamos parar. Estamos caminhando e vamos concluir esse estatuto o mais rápido possível”, mencionou o prefeito.

O Sepe ainda comentou sobre o chamamento dos professores de concursos públicos. “Algumas pessoas reclamam que passaram no concurso e não foram chamadas”, afirmou Pedro. Nesse caso, Osias informou que a prefeitura já chamou todos os profissionais que passaram no último concurso público e também os que estavam no cadastro reserva. “Já chamamos quase 300 profissionais. Encontramos muita dificuldade de encontrar professores de determinadas matérias, mas conseguimos completar o quadro”, afirmou o secretário.

Outra reivindicação do Sepe foi a questão do calendário escolar. Segundo o sindicato, o recesso escolar municipal não é compatível ao do estado, por conta dos jogos da Copa. As escolas estaduais vão expandir o recesso por mais 15 dias, tendo início dia 12 de junho e fim no dia 13 de julho. De acordo com Lusia, o município não pode estender o recesso para não prejudicar o ano letivo. “O que podemos fazer é modificar o recesso, que está marcado para o final de julho, para o início do mês e dessa forma, por 15 dias o descanso fica compatível na questão da data, no entanto, vale ressaltar, que em dias de jogos do Brasil não teremos aula”, disse a secretária. Ronaldo ainda acrescentou que apenas nos municípios sede dos jogos da Copa é que a Lei Geral da Copa, número 12.663, prevalece. “Apenas na cidade do Rio foi necessário modificar o calendário por causa dos jogos. Não vamos sediar nenhum jogo da Copa, então não é preciso um mês de recesso”, salientou o procurador.

"

Comentários