23 outubro, 2013
Comentários

11:26 - I Semana da Diversidade em Barra Mansa: reunião acerta últimos detalhes do evento

"

Abertura será no dia 05 de novembro, no Parque Municipal de Saudade; Parada do Orgulho LGBT será no dia 10 de novembro, no Centro

O superintendente da Fundação de Cultura de Barra Mansa, Cláudio Chiesse, recebeu em seu gabinete nesta terça-feira, dia 22, os organizadores da I Semana da Diversidade LGBT de Barra Mansa para acertar os últimos detalhes da programação do evento. Segundo Chiesse, um dos objetivos principais da Semana da Diversidade é promover os direitos humanos e melhorar a qualidade de vida da população LGBT (gays, lésbicas, transexuais e travestis) garantindo a inclusão social. “A primeira edição do evento acontecerá de 05 a 10 de novembro e vai contar com palestras, oficinas, mesas de debate, show e parada do orgulho LGBT”, revelou o superintendente.

Representantes das secretarias municipais de Saúde, Ordem Pública e Assistência Social, parceiros da Fundação de Cultura na promoção do evento, também participaram da reunião. “A proposta do evento é desconstruir o preconceito e minimizar a violência que a população LGBT sofre. Queremos promover e incentivar o convívio com toda a sociedade, discutindo direitos, necessidades e apresentando demandas de forma objetiva, focada e organizada”, explicou Jaime Marcelo Pereira, membro da ONG RPN+ Núcleo Médio Paraíba (Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV/Aids).

A abertura da I Semana da Diversidade LGBT acontece no dia 05 de novembro, às 14h, no Parque de Saudade, com a palestra ‘Panorama do HIV/Aids e Hepatites Virais entre a População LGBT’. No dia 06 de novembro, às 15h, será promovida oficina com o tema ‘Diversidade x Acesso à Saúde’, na sede da RPN+ (Rua Barão de Guapi, 106, Centro). O filme Milk, baseado na vida do político e ativista gay Harvey Milk, será exibido na sede da ONG no dia 07 de novembro, às 15h. Logo após, haverá mesa de debate com os participantes. No dia 08 de novembro, às 15h, haverá uma roda de conversa sobre união civil e casamento na ótica da população LGBT, no salão do Palácio Barão de Guapy, no Centro.

No sábado, dia 09, o Corredor Cultural recebe a Feira da Diversidade. De 14h às 18h, haverá shows com drag queens, feira de artesanato, praça de alimentação e tendas com distribuição de panfletos informativos. A equipe do programa DST/AIDS/HIV da secretaria municipal de Saúde também estará presente. A grande atração da I Semana da Diversidade fica por conta da I Parada do Orgulho LGBT, no domingo, dia 10, na Avenida Joaquim Leite, no Centro. A concentração começa às 15h30, próximo ao prédio do INSS. O início do desfile está previsto para as 16h. Além do acompanhamento de um trio elétrico, a bateria do Grêmio Recreativo e Bloco Carnavalesco Banda G vai animar os participantes. “Todos os eventos e atividades serão gratuitas e a participação da sociedade é fundamental para o fortalecimento de uma comunidade tolerante, justa e democrática”, finalizou Chiesse.

"

Comentários