10 abril, 2015
Comentários

11:38 - Abertura do Itatiart teve apresentações de alunos da rede ?mun??icipa?l

"

A abertura do Itatiart 2015 foi um misto de emoção e descontração. Teatro, dança, vídeos e música marcaram a noite desta quarta-feira (08), no Clube Finlândia, em Penedo, onde centenas de pessoas, entre autoridades , profissionais da Educação e alunos se reuniram para o evento.

O Projeto Itatiart acontece há 10 anos com o objetivo de levar ao conhecimento dos estudantes um pouco mais sobre a cultura brasileira, por meio da carreira de personalidades que se destacam através de suas obras. A cada ano são estudados artistas diferentes, inclusive locais. Este ano, os homenageados serão na área da literatura Mário Quintana, Ariano Suassuna, Roseana Murray e Talita Rebouças, Elis Regina, Tim Maia e Bia Bedran, na música, Tomie Ohtake, Ivan Cruz, Beatriz Linhares e a artista finlandesa radicada em Penedo, Eila Ampula, nas artes plásticas e ainda o saudoso palhaço Carequinha, que completaria 100 anos em 2015.

De acordo com a secretária de Educação, Elenir Laurindo, “a partir do momento que abrimos o acesso dos alunos aos artistas locais, engrandecemos ainda mais o aprendizado. Ter a presença do artista em sala de aula faz com que os estudantes vibrem mais com esse projeto. Já tivemos a participação do Rafael Fioratto e do Christian Spencer, que moram aqui e foi simplesmente maravilhoso para os alunos. Estudar essas personalidades importantes aumenta a possibilidade dos alunos perceberem que podem desenvolver habilidades como essas dos homenageados. Durante todo esse ano, eles trabalharão esses artistas e em outubro teremos o encerramento, que tenho certeza, será emocionante. O trabalho realizado pelos professores é maravilhoso, faz os alunos terem vontade de estar em sala de aula. O nosso maior objetivo é ampliar o conhecimento de crianças, jovens e adultos”, disse.

O prefeito, Luis Carlos Ypê, relatou que assistindo projetos como esse, tem a certeza que Itatiaia está no caminho certo. “É um prazer estar aqui para abrir mais uma edição do Itatiart. Acredito que temos que estimular a arte em todas as idades. O trabalho que cada profissional da Educação realiza dignifica muito nosso governo. Conhecer a arte e grandes artistas contribui muito para a formação das pessoas. Olhando os homenageados desse ano, tenho certeza que será um grande ano, de trabalhos incríveis dos alunos”, falou.

Na abertura, os presentes puderam prestigiar vídeos sobre os homenageados, inclusive uma entrevista de Eila Ampula, no programa do Jô Soares. A filha de Eila, Laura Ampula, relatou para todos sobre a emoção de assistir os vídeos da mãe, que faleceu aos 92 anos de idade.

O coral do Colégio Joaquim Miguel dos Santos, de Maromba, emocionou a todos com canções de Elis Regina, sob a regência do maestro Jorge Botelho e o grupo Corpo em Movimento, da Casa da Cultura, homenageou Tim Maia, com coreografia da professora Adriana Leal. Professores também se apresentaram e o público pode ainda se divertir com uma apresentação de teatro de bonecos e uma encenação de palhaços, coordenada pelo professor Rafael Fioratto.

Educação realiza na próxima segunda-feira mais uma reunião para discutir o Plano Municipal de Educação

Durante o Itatiart, a secretária de Educação, Elenir Laurindo, ressaltou a importância da construção do novo Plano Municipal de Educação. Na próxima segunda-feira (13), profissionais do setor vão se reunir, a partir das 16h, na Câmara Municipal para mais uma reunião, que tem o objetivo de mostrar como será a construção do documento.  O Plano Municipal de Educação, que visa discutir e criar estratégias para a melhoria da educação no município deve ser enviado ao MEC – Ministério da Educação, até 24 de junho de 2015, já aprovado pela Câmara. Ele terá vigência de 10 anos (2015 até 2025). O plano deverá contemplar toda a área da Educação no município, seja de escolas públicas ou particulares. A secretária falou sobre a relevância da participação de todos.

"

Comentários