09 outubro, 2013
Comentários

11:50 - Secretaria de Agricultura e Pecuária de Resende abre inscrições para curso de apicultura

"

Vagas são limitadas e inscrições já estão abertas

A Prefeitura, por meio da Secretaria municipal de Agricultura e Pecuária, em parceria com o Sindicato Rural de Resende, está com as inscrições abertas para o Curso de Apicultura para produtores rurais de Resende. As inscrições, gratuitas, podem ser feitas na Secretaria, que fica no Parque de Exposições (Exapicor), de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, ou no Sindicato Rural, que fica localizado na Avenida Saturnino Braga, nº 350.

O curso é gratuito e estão sendo oferecidas 15 vagas. As inscrições serão realizadas até que as vagas sejam completadas. As aulas acontecem nos dias 24, 25 e 26 de outubro, no sindicato, das 8 às 17 horas. Durante o curso, os produtores vão aprender manejo de apiário para beneficiamento de mel, própolis, geleia real, cera e seus derivados; e desenvolvimento das atividades apícolas com base nas normas de segurança do trabalho.

A Secretaria de Agricultura, em parceria com o SENAR (Serviço de Aprendizagem Rural) e o Sindicato Rural, tem oferecido diversos cursos para produtores do município. Em setembro, o órgão realizou, no distrito de Engenheiro Passos, o curso “Inclusão Digital Rural”, que ensinou a 10 produtores a utilizarem a rede mundial de computadores a seu favor: criar e-mails, digitar textos, navegar na internet, entre outros conteúdos. Ao término, eles receberam certificados fornecidos pelo SENAR, reconhecidos pelo Ministério da Educação.

Segundo o titular da Secretaria, Miguel Dias, o objetivo das capacitações é aprimorar os conhecimentos dos produtores, melhorando com isso as condições para o desenvolvimento das atividades no campo.

- Queremos agregar novos conhecimentos, capacitando-os para que possam utilizar novas ferramentas na gestão de suas propriedades rurais - ressalta o secretário, destacando que dentro desta proposta, a Prefeitura já contemplou este ano com o curso de inclusão digital 10 produtores da Comunidade Terra Livre.

Além disso, a secretaria também oferece cursos por meio do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), em que beneficia não só produtores, mas qualquer pessoa interessada em aprender um novo ofício. Neste caso, os interessados têm que estar inscritos no CADÚnico (Cadastro Único) para Programa Sociais do Governo Federal. Estão em andamento os cursos de ""Produtor de Olerícolas"" e “Doces e Compotas”, realizados através de uma parceria entre SENAR, Sindicato Rural e Secretaria Municipal de Assistência Social e EMATER-RIO (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural).

"

Comentários