28 outubro, 2014
Comentários

11:52 - VR: Fundação CSN recebe programação do Dia Internacional da Animação

"

Centro Cultural, em Volta Redonda, contará com oficinas de produção de animações e exibição de curtas-metragens nacionais e internacionais.

Este ano, o Centro Cultural Fundação CSN faz parte da programação elaborada para o Dia Internacional da Animação, que chega a sua 11ª edição. O Dia Internacional da Animação é celebrado em todo o Brasil com uma sessão, simultânea e gratuita, de curtas-metragens de desenhos animados nacionais e internacionais. A abertura acontece na próxima terça-feira, dia 28, às 19h30, com exibições em mais de 230 cidades do país.

A realização do evento é da Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA) e a Fundação CSN é uma das apoiadoras na região. O Centro Cultural receberá a Mostra Infantil de curtas-metragens, de terça a sexta, 28 a 31, às 15h, e Oficina de Stop-Motion e Zootrópio, de quarta a sexta, das 9h às 12h e das 14h às 17h. A entrada é gratuita e podem ser feitos agendamentos para grupos pelo telefone 3343-3990 ou pelo e-mail centrocultural.fcsn@csn.com.br.

“A Fundação CSN tem um papel cultural que vai além das iniciativas frutos dos nossos projetos. Temos como missão, a formação e difusão de cultural, desta forma é muito importante acolher e integrar as diversas  manifestações culturais aos nossos espaços. É uma maneira de incentivar a produção e o consumo de cultura por pessoas, grupos e coletivos da comunidades. A participação do nosso Centro Cultural no Dia Internacional da Animação também nos permite novas experimentações com uma expressão da cultura contemporânea”, destacou o supervisor Cultural da fundação CSN, Helder Oliveira.

A ABCA promove o Dia Internacional da Animação desde 2004 e a cada edição, o evento alcança mais cidades e espectadores. O objetivo do projeto é de proporcionar às diversas cidades brasileiras a exibição de filmes de animação, com entrada franca, criando debates e discussões despertando o interesse do público em fazer cinema de animação, revelar talentos e integrar as pessoas. O evento gera a integração cultural em todas as regiões do país, mobilizando diversas comunidades e facilitando a inclusão e o acesso da população à cultura.

O evento foi idealizado pela Associação Internacional do Filme de Animação (ASIFA) e além do Brasil, acontece em mais de 30 países no mundo todo, como França, Portugal, Estônia, Romênia, Camarões, Rússia, Grécia, Egito, Bulgária, Estados Unidos, Canadá, Austrália, África do Sul e Coréia do Sul. Neste ano foram inscritos 100 curtas-metragens de animação de vários estados brasileiros. Destes, dez foram selecionados para a Mostra Nacional e nove para a Mostra Infantil.  Outros dez curtas-metragens compõem a Mostra Internacional.

A programação local de cada cidade poderá ser conferida no site www.diadanimacao.com.br.

"

Comentários