14 maio, 2014
Comentários

11:58 - BM: Meio Ambiente realiza segunda edição do projeto ‘Produção de Águas’

"

Foram plantadas 500 mudas nas margens do Rio Barra Mansa no bairro Santa Clara

A secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Barra Mansa, em parceria com a Oscip Piratingaúna, realizou nesta quarta-feira, dia 14, a segunda edição do projeto ‘Produção de Águas’. O projeto visa a recomposição de margens de rios e a recuperação de nascentes do município. Desta vez, a recomposição florestal foi realizada nas margens do Rio Barra Mansa, no bairro Santa Clara, onde foram plantadas 500 mudas de várias espécies da mata ciliar, entre elas tucaneiro, angico vermelho e branco, saboneteira, pitanga, goiaba, aroeira, ipê amarelo, araçá, fruta da condessa e amora.

O projeto está sendo desenvolvido com recursos do Funcam (Fundo de Conservação Ambiental) e acontece uma vez por mês. De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marinho Branco, a recomposição florestal das margens evita que a terra vá para o rio, causando assoreamento e, consequentemente, enchentes. “Através do plantio dessas mudas é possível aumentar a produção de água, fazendo que o município não enfrente problemas no período da estiagem”, informou.

O plantio foi realizado por integrantes da Oscip Piratingaúna e por alunos do 9º ano do Colégio Municipal Antônio Pereira Bruno, localizado no bairro. Os estudantes ficarão responsáveis pelas mudas, sob a supervisão da secretaria. Eles receberam orientações da gerente de Reflorestamento da secretaria, a bióloga Valéria Almeida, sobre a forma correta de plantio e os cuidados necessários para manutenção das mudas. “Nosso objetivo é conscientizar os estudantes sobre a importância da preservação ambiental e também para que a comunidade faça parte desse processo”, frisou Marinho.

A estudante Laís Aparecida Silva e Silva, de 12 anos, que participou do plantio, aprovou a iniciativa. “É a primeira vez que planto uma árvore e achei muito legal. Além de ser importante para evitar as enchentes, a árvore também ajuda a melhorar nossa respiração”, disse. O estudante Luiz Fernando da Silva Dias, de 15 anos, também plantou sua primeira árvore e elogiou o projeto: “Tudo o que faz bem para a natureza é bom, por isso fiquei feliz em participar”.

O projeto está sendo desenvolvido com recursos do Funcam (Fundo de Conservação Ambiental), aprovados pelo Condema (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente). A terceira edição será realizada em junho, nas 102 nascentes do distrito de Santa Rita de Cássia.

"

Comentários