27 março, 2015
Comentários

11:59 - Secretaria de Saúde de Barra Mansa capacita profissionais para detectar tuberculose

"

Capacitação segue até o final de março e conta com apoio de médico pneumologista

Profissionais das unidades básicas de saúde de Barra Mansa estão recebendo capacitação para detectar e encaminhar pacientes para tratamento dos casos de tuberculose no município. A iniciativa é da secretaria municipal de Saúde, por meio do setor de Tuberculose e Hanseníase. Aproximadamente 14 das 48 unidades já receberam o treinamento.

De acordo com a enfermeira e coordenadora do setor de Tuberculose e Hanseníase, Juliana dos Santos Russi, a capacitação tem foco principal nos agentes de saúde, que estão em contato direto com as famílias. ""Eles podem reconhecer os sintomas da doença nos moradores e encaminhá-los para o  tratamento. A capacitação vai até o final deste mês e conta com o apoio do médico pneumologista Pedro Fagundes"", explicou a coordenadora.

Os sintomas da tuberculose são tosse por mais de três semanas, acompanhada ou não de febre e catarro, suor noturno, falta de apetite, perda de peso e dor no peito. “Quem apresenta os sintomas é encaminhado para a realização de exames e, em caso de diagnóstico positivo, o tratamento é oferecido gratuitamente pelo SUS”, explicou a enfermeira, ressaltando que o tratamento é simples e eficaz. ""Cerca de 90% dos pacientes que o realiza de forma adequada apresentam cura"".

Dados do Ministério da Saúde apontam que a maior incidência da doença ocorre em homens, com idade entre 20 e 49 anos. Fumantes, consumidores de bebidas alcoólicas e com doenças de alteração de imunização têm grandes probabilidades de contraírem a tuberculose. “Nossa preocupação é voltada para o tratamento eficaz e o contágio de pessoas próximas familiares"", concluiu a enfermeira.

"

Comentários