25 setembro, 2014
Comentários

12:14 - Valença: Projeto Música nas Escolas participa do Concurso Estadual de Bandas

"

A Banda Sinfônica, a Banda Marcial e o Grupo de Percussão concorrem ao título neste domingo, em Valença.

O Projeto Música nas Escolas participa do Concurso Estadual de Bandas com três representantes. A Banda Sinfônica, a Banda Marcial e o Grupo de Percussão concorrem à final do Concurso que acontece no domingo, 28  de setembro, em Valença, a partir das 8h.

O Concurso reúne as melhores bandas e fanfarras do estado em apresentações avaliadas pelo júri. Ao final é escolhida a melhor banda de cada categoria. O evento faz parte das comemorações do aniversário de Valença.

Participam da competição o grupo mais antigo do Projeto, a Banda Marcial, e o mais recente, o Grupo de Percussão. A Banda Marcial foi o pontapé inicial para o Projeto. Através da reestruturação dessa Banda, que já existia, o Projeto foi desenvolvido e se consolidou. O Grupo de Percussão é o grupo mais novo e reúne os alunos do polo de percussão em apresentações entusiasmantes. Esta é a primeira vez que o grupo participa do concurso de bandas.

A Banda Marcial e a Banda Sinfônica são participantes frequentes dos concursos de bandas tanto estaduais quanto nacionais. A Banda Sinfônica é pentacampeã nacional e a Banda Marcial é tetracampeã nacional e octacampeã estadual, tendo sido considerada a “melhor banda do país”.

Os músicos das bandas e do grupo de percussão são alunos e monitores no Projeto Música nas Escolas de Barra Mansa, considerado um dos mais importantes modelos de educação musical do país. O Projeto atende a todas as escolas públicas municipais de Barra Mansa, com processo de educação musical, que inicia na educação infantil e se estende a todas as séries.

Desde o início, o projeto é mantido pela Prefeitura de Barra Mansa, numa ação conjunta da Secretaria Municipal de Educação com a Fundação de Cultura e a gestão administrativa é feita pela Associação da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa. Além disso, o Projeto é patrocinado pela Saint-Gobain, Votorantim, CCR – Nova Dutra e White Martins, pelo Ministério da Cultura – Governo Federal, através da Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet. A  Light e a Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, patrocinam o Projeto através da Lei de Incentivo à Cultura do Estado do Rio de Janeiro.

"

Comentários