06 setembro, 2013
Comentários

12:28 - Aberto oficialmente XXV Torneio Leiteiro de Amparo

"

Festa segue até o próximo domingo e conta com shows regionais e praça de alimentação

Foi aberto oficialmente na noite da última quinta-feira, dia 05, pelo prefeito de Barra Mansa, Jonas Marins, o XXV Torneio Leiteiro do distrito de Nossa Senhora do Amparo. O evento acontece até o próximo domingo, dia 08, no Espaço de Festa do Centro Social João XXIII da Apronam (Associação de Produtores Rurais de Nossa Senhora do Amparo), e conta com shows regionais e praça de alimentação. Antes da abertura, foi realizada sessão itinerante da Câmara de Vereadores, presidida pelo presidente do Legislativo, José Luiz Vaneli, o Leiteiro. “Gostaria de parabenizar essa iniciativa da Câmara, pois aproxima o Legislativo da população”, frisou o prefeito.

Jonas informou aos moradores de Amparo que foi aprovada a construção de uma creche no distrito, através do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação). Segundo ele, a prefeitura também já dispõe de recursos para a construção da capela mortuária. “Estamos só dependendo do terreno para começarmos a obra. Esse é um compromisso nosso, assim como construir a creche. Precisamos melhorar muito esse distrito, sabemos que de certa forma, vocês estavam abandonados, mas vamos mudar essa realidade”, garantiu.

O XXV Torneio Leiteiro do distrito de Nossa Senhora do Amparo é realizado pela Apronam e conta com o apoio da prefeitura de Barra Mansa, através da Fundação de Cultura e da secretaria municipal de Desenvolvimento Rural. O torneio conta com 26 vacas na disputa, sendo 20 produtores rurais de várias cidades da região Sul Fluminense. A competição é dividida em duas categorias: três ordenhas, com novilhas e vacas mestiças, e duas ordenhas, com vacas curraleiras.

“Esse torneio tem a tradição de ter uma das maiores médias de produção de leite por animal, chegando a produzir cerca de 40 quilos em um dia. Por isso, nossa expectativa é que as medias de produção superem as dos outros distritos”, ressaltou o secretário municipal de Desenvolvimento Rural, Leandro Machado, informando que no ano passado foram produzidos 36 mil quilos e a expectativa para essa edição é de 38 mil quilos. A premiação dos animais será no domingo, dia 08, às 11 horas.

De acordo com Leandro, o evento fecha o ciclo dos torneios distritais, que já foram realizados em Antônio Rocha e Rialto. “Agora começam os preparativos para a Expo BM, que acontece em outubro e este ano terá como inovação a realização do 1º Torneio Leiteiro da Raça Gir. Este é um evento nacional e nossa expectativa é receber cerca de 140 animais”, informou.

Para o presidente da Apronam, Antônio Miguel de Oliveira, além da valorização do produtor rural, esses eventos são importantes para a troca de experiências entre eles. “É um momento de intercâmbio de informações entre os participantes, que trocam conhecimento sobre produtos, genética e tudo o que é relacionado à criação e produção”, disse, informando que o distrito conta com mais de 100 produtores rurais.

"

Comentários