08 agosto, 2013
Comentários

12:28 - SMS de VR lança cartilha com enfoque na alimentação nos dois primeiros anos de vida

"

Lançamento da cartilha será feito na segunda-feira (dia 12), às 10h30 no Auditório da PMVR

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através da Área Técnica de Saúde da Criança e do Adolescente, promove nesta segunda-feira (dia 12), o lançamento da edição 2013 da cartilha “Alimentação nos dois primeiros anos de vida: da amamentação aos novos alimentos”. O evento será às 10h30, no auditório da Prefeitura Municipal de Volta Redonda, e contará com as presenças do prefeito Antônio Francisco Neto, da secretária municipal de Saúde, a médica Suely Pinto, de profissionais de saúde e representantes de vários segmentos de apoio à amamentação no município.

“A cartilha é um dos instrumentos que será disponibilizado às gestantes no intuito de reforçar e apoiar a amamentação e a prática alimentar saudável”, afirmou a secretária de Saúde, esclarecendo que o lançamento da cartilha encerra as atividades comemorativas da Semana Mundial de Amamentação (SMAM), que ocorreu de 01 a 07 de agosto, e teve como tema principal “Apoio às mães que amamentam: próximo, contínuo e oportuno”.

Com 20 páginas, numa linguagem de fácil entendimento, a cartilha contém informações sobre o manejo da amamentação, ordenha e armazenamento do leite, introdução dos alimentos complementares e alimentação nos dois primeiros anos de vida, planejamento familiar durante o período da amamentação, além de orientações quanto aos direitos da mulher que amamenta e a divulgação do Canal Amamentação VR e Disque Amamentação.

“O conteúdo disponibilizado são orientações úteis para as gestantes, mães, familiares e profissionais de saúde”, explicou a médica Rosa Maria de Jesus Silva, coordenadora da Área Técnica de Saúde da Criança e do Adolescente da SMS. Na sua quarta edição, a cartilha será direcionada às gestantes e mães nas consultas de pré-natal e puericultura das Unidades de saúde da rede SUS, como também em visitas domiciliares, às mães no alojamento conjunto da maternidade do Hospital São João Batista, e em salas de espera realizadas pelos profissionais de saúde visando o apoio e fortalecimento da amamentação.

"

Comentários