17 setembro, 2014
Comentários

12:30 - Comissão decide alterar trajeto da 54ª Procissão Fluvial em Homenagem a Nossa Senhora Aparecida

"

Decisão foi ratificada pela Defesa Civil, prefeito confirma apoio na realização do evento

 

A comissão organizadora da 54ª Procissão Fluvial em Homenagem a Nossa Senhora Aparecida foi recebida no final da tarde desta segunda-feira, dia 15, pelo prefeito de Barra Mansa, Jonas Marins, em seu gabinete. Durante o encontro, foi acertado o trajeto da procissão fluvial e a ações de apoio do governo municipal ao evento, um dos mais tradicionais do município. Por conta do baixo nível do Rio Paraíba do Sul e da dificuldade de navegabilidade, o roteiro da procissão fluvial, que acontece no dia 12 de outubro, foi alterado.

""O ponto de saída do barco com a imagem de Nossa Senhora foi transferido da Vila Maria para o bairro Roberto Silveira. O nível do rio está muito baixo e isso é um problema para os barcos e canoas navegarem. Então, para garantir a segurança dos fieis e da imagem, decidimos mudar o trajeto. Vamos seguir do Roberto Silveira até a Avenida Getúlio Vargas, no Centro, atrás da Câmara Municipal. Desse ponto, a imagem segue em procissão pelas ruas do Centro até a Igreja Matriz"", explicou Antônio José Rezende, vice-presidente da Associação de Canoeiros Defensores da Natureza, uma das entidades organizadoras da procissão.

A decisão foi ratificada pela Coordenadoria de Defesa Civil. Segundo o coordenador do órgão, Natanael Geremias, diariamente são feitas medições do nível do rio e as atuais condições são impróprias para navegação. ""O trecho próximo a Ponte Mauá, em Saudade, por exemplo, apresenta balcões de pedra que apresentam um verdadeiro risco aos canoeiros. A decisão de diminuir o trecho da procissão foi a mais acertada para a segurança de todos"", afirmou Natanael.

O prefeito garantiu à comissão organizadora da procissão que a Guarda Municipal e a Guarda Ambiental vão prestar todo apoio necessário ao evento. ""Os guardas municipais vão controlar o trânsito durante a carreata e na passagem da procissão nas ruas e o barco da Guarda Ambiental vai prestar apoio na parte fluvial"", disse Jonas, que nasceu no Dia de Nossa Senhora Aparecida. ""Será o quarto ano consecutivo que vou participar da procissão descendo o rio com a imagem da santa"", contou. A Fundação de Cultura ficou responsável por montar a estrutura de palco e sonorização para receber a imagem às margens do Rio Paraíba do Sul, na Avenida Getúlio Vargas.

Programação - A novena em homenagem a Nossa Senhora Aparecida começa no dia 03 de outubro e segue até o dia 11 de outubro, sempre às 19h30, na Rua José Marciano, em frente ao número 321, no bairro Roberto Silveira. No dia 12 de outubro, a saída da imagem de Nossa Senhora Aparecida da casa da família Baião, na Rua Pinto Ribeiro, no Centro, está marcada para as 14h. A imagem segue em carreata até o bairro Vila Maria e depois vai para o bairro Roberto Silveira também em carreata. Em seguida, às 18h, a imagem de Nossa Senhora Aparecida vai de barco até a Avenida Getúlio Vargas, onde será recebida com grande queima de fogos e segue em procissão até a Igreja Matriz.

"

Comentários