30 julho, 2014
Comentários

12:35 - Vereadora Andréa do Dilino apresenta Projeto criando dia de homenagem ao nordestino

"

Itatiaia tem cerca de 3000 moradores vindos de Malta-PB

 

O Legislativo de Itatiaia aprovou por unanimidade o Projeto de Resolução Nº 05 de 20/05/14, da vice-presidente da Câmara Municipal de Itatiaia, vereadora, Andréa de Carvalho Jardim, a Andréa do Dilino, que trata de uma homenagem ao(a) nordestino(a) morador(a) de Itatiaia que tenha contribuído para o engrandecimento da cidade.

Para cumprir este Projeto de Resolução, ficou determinado que cada vereador homenageie um(a) cidadão(ã) nordestino(a), morador(a) que tenha colaborado com o progresso da cidade. Essa homenagem deverá ser feita no dia 8 de outubro, que é o dia do Nordestino, mas, será realizado dia 09/10, dia da Sessão.

A proposição, segundo o presidente da Câmara, vereador Eduardo Guedes da Silva, o Dudu, além de contribuir com as tradições da região Nordeste, vem reconhecer o trabalho de muitos nordestinos que vieram para Itatiaia e que colaboraram para o desenvolvimento local: “Itatiaia é um lugar povoado por imigrantes de vários estados do país, sendo que uma boa parte desse público é composta por nordestinos que vieram tentar a sorte e ao mesmo tempo contribuir para o fortalecimento da economia itatiaiense”, destacou Dudu.

O casal de nordestinos, João Belino Filho (75 anos) e Maria Soares Belino (77 anos), moradores do Centro de Itatiaia, nasceram em Malta – PB. João foi trabalhar em São Paulo e ficou apenas um ano. Em seguida, veio para Itatiaia para trabalhar na construção de Furnas, como chefe da carpintaria e trouxe sua esposa. Em seguida, seus parentes, amigos e vizinhos, foram vindo para Itatiaia trabalhar com ele e em outros setores de Furnas. Enquanto não se estabilizavam, moravam com o casal que abrigava todos que desejavam buscar melhores condições de vida.

Maria destacou a receptividade da população de Itatiaia aos conterranos. “Os moradores da cidade acolhem com braços abertos todas as pessoas que vêm de fora. No nosso caso, apesar das dificuldades enfrentadas em nossa cidade, todos sempre trazem alegria aos lugares em que chegam. E já estamos há 47 anos morando nesta cidade muito hospitaleira”, disse a dona de casa Maria Soares, emocionada na Sessão Ordinária, em que foi apresentada o Projeto de Resolução que aborda a homenagem aos nordestinos.

“Agradeço a vereadora Andréa pela homenagem que estamos recebendo, achei muito bacana, gostei muito. Nunca tivemos uma pessoa que se interessasse por nós nordestinos, que chegamos há tantos anos aqui”. Salientou Maria.

Segundo a vereadora Andréa: “Nossa cidade é pequena, com um número expressivo de cidadãos nordestinos que muito têm contribuído para essa cidade e seria uma homenagem muito  justa e que muito agradaria essa parcela da população”, acrescentando ainda: “Assim, poderemos ressaltar ainda mais a rica cultura dos nordestinos e reforçar os laços de união e amor entre todos os itatiaienses”, disse Andréa, agradecendo o apoio dos pares para a aprovação da proposição.

"

Comentários