17 março, 2014
Comentários

12:39 - Barra Mansa planeja ampliação de sinal de televisão digital e internet

"

Projeto é da TV Rio Sul, mas município estuda ampliá-lo para outras emissoras interessadas e internet

O prefeito de Barra Mansa, Jonas Marins, junto dos secretários municipais de Governo, Washington Naves, o Tim, e de Planejamento Urbano, Ronaldo Alves, se reuniram na manhã desta segunda-feira, dia 17, com representantes da TV Rio Sul, afiliada da Rede Globo na região. Durante o encontro, foi debatida a ampliação do sinal digital de televisão no município. A emissora possui contrato de concessão de área com a prefeitura, assinado no governo anterior, para a instalação de duas torres com a finalidade de ampliar seu sinal digital em praticamente 100% da extensão urbana de Barra Mansa.

Jonas garantiu que a prefeitura vai continuar parceira do projeto, mas afirmou que a TV Rio Sul não terá exclusividade no uso das torres para ampliação do sinal digital no município. O prefeito ressaltou a importância da instalação de novos equipamentos para a melhoria do sinal de todos os canais de televisão interessados e ainda do sinal de internet em bairros mais distantes do Centro.

“Não podemos privilegiar apenas uma emissora. Estamos pensando no futuro ao ser parceiro do projeto da TV Rio Sul, mas nosso objetivo é ampliar a parceria para outras emissoras e empresas interessadas em emitir o sinal digital”, disse Jonas. Durante a reunião, foram citadas empresas que podem aderir ao projeto e o prefeito enfatizou a importância desse investimento para a população.

“Temos locais em Barra Mansa que o sinal de televisão é muito ruim, não pega quase canal nenhum. São pessoas que não possuem acesso à informação da nossa região, por meio da TV. Muitas dessas localidades também têm péssimo sinal de internet, o que favorece o desconhecimento de informações relevantes aos nossos munícipes. Em um mundo globalizado, investir em comunicação colabora para o desenvolvimento humano”, concluiu o prefeito.

O gerente de Jornalismo da TV Rio Sul, Agostinho Alípio, explicou que a emissora já havia elaborado projeto para a ampliação do sinal digital no município, por isso solicitou a reunião com o prefeito. Ele informou que a exclusividade do uso das torres não é necessária e apoiou a iniciativa do governo de acrescentar novos parceiros, favorecendo não apenas o sinal de televisão, mas também o de telefonia e internet. “Uma vez que a estrutura estiver montada, é possível que todos os interessados possam se utilizar dela. Um contrato de parceria é importante para firmar isso. O objetivo é acabar com as áreas de ‘sombra’ da emissora, pois muita gente fica sem acesso à informação regional”, garantiu Alípio.

Uma nova reunião foi agendada para que o projeto apresentado pela emissora possa ser modificado e ampliado. Caso as negociações sejam rápidas, ainda este ano, aproximadamente 100% da população de Barra Mansa terá sinal digital em casa.

"

Comentários