13:07 - 5° LIRAa aponta baixo risco de infestação predial do mosquito da dengue em Barra Mansa
"5° LIRAa aponta baixo risco de infestação predial do mosquito da dengue em Barra Mansa
Número reflete a intensificação do trabalho dos agentes e maior conscientização dos moradores
O Programa Municipal de Combate à Dengue, ligado a secretaria de Saúde de Barra Mansa, divulgou o resultado do 5° Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa), realizado na 43ª semana do ano, entre os dias 20 e 24 de outubro. O IIP (Índice de Infestação Predial) do município foi de 0,1%, considerado de baixo risco para ocorrência de casos de dengue. Já o IB (Índice de Breteau) foi de 0,1%.
""O IB aponta a quantidade de recipientes positivos nos imóveis pesquisados, ou seja, foram encontradas larvas em 0,1% das residências visitadas. Mas isso não significa que as larvas sejam do mosquito Aedes aegypti"", explicou Luiz Sérgio da Silva, coordenador do programa. Para elaboração do LIRAa, foram sorteados, de forma aleatória, 67 localidades (grupos de bairros) do município. No total, foram visitados 4.350 imóveis.
""A metodologia utilizada variou entre 1/5 (20%) e 1/2 (50%). Ou seja, em algumas localidades sorteadas de cada cinco imóveis, visitou-se apenas um e em outras de cada dois imóveis, um foi visitado pelos agentes"", frisou Luiz Sérgio. Os agentes encontraram maior incidência de larvas em depósitos naturais (água parada de chuva, folhas e calhas) e em depósitos de lixo nas casas, como entulhos e sucatas que ficam espalhados pelo quintal. “Os focos não estão nas ruas, mas dentro das casas das pessoas. É preciso prevenção sempre”, alertou o coordenador.
Segundo ele, os baixos índices refletem vários fatores. ""A pouca chuva registrada em outubro contribuiu para o número reduzido, mas sem dúvida a intensificação do trabalho dos agentes nas ruas e a maior conscientização dos moradores, que estão fazendo os 10 minutos semanais para eliminar os focos, ajudaram bastante"", constatou Luiz Sérgio.
No próximo dia 05 de dezembro, os agentes de combate à dengue vão fazer uma caminhada no Centro, para conscientizar a população sobre a importância de continuar a fazer a inspeção semanal em casa. ""Continuamos na campanha ‘10 minutos contra a Dengue’. Se cada cidadão investir 10 minutos do seu tempo, por semana, para verificar possíveis situações de risco em casa, podemos acabar de vez com a dengue em Barra Mansa”, complementou Jonathan Aguiar, secretário municipal de Saúde.
"
Comentários