07 dezembro, 2011
Comentários

13:28 - OAB DE BARRA MANSA E JUIZ DA VARA DO TRABALHO REALIZAM REUNIÃO COM ADVOGADOS

"

A OAB de Barra Mansa juntamente com o Juiz da Vara do Trabalho, Dr. Sérgio Rodrigues Heckler, realizou nesta terça-feira, dia 06 de dezembro, uma reunião com advogados da cidade e região. A reunião tinha como objetivo apresentar o Juiz Titular da Vara do Trabalho, inaugurada no dia 18 de novembro, e aproximar os advogados da organização funcional da Vara. Participaram, também, da reunião, a Gerente da Agência da Caixa Econômica na Vila Nova, Ana Mélo, a Assistente do Juiz, Nathalia Nogueira e o Diretor da Secretaria, Helisiar Randal de Souza.

O Dr. Sérgio Rodrigues Heckler iniciou a reunião fazendo uma breve apresentação pessoal e profissional, já que era juiz em Barra do Piraí e poucos o conhecem em Barra Mansa. Casado e pai de dois filhos, Dr. Sérgio é juiz há 19 anos, sendo que por 16 anos, foi Juiz Titular em Barra do Piraí. Antes de ser aprovado no concurso para Juiz, Dr. Sérgio advogou por aproximadamente 10 anos e, por isso, tem consciência importância do advogado para a Justiça. Pediu a remoção para a Vara do Trabalho, assim que a mesma foi criada, em 2003. Entretanto, havia 7 juízes  à sua frente, mas, acredita que, com o passar dos anos, este juízes foram desistindo e acabou sendo escolhido para assumir a Vara de Barra Mansa.

Em seguida, o diretor de Secretaria da Vara do Trabalho, falou sobre a situação atual da Vara do Trabalho de Barra Mansa que possui, até o momento 5000 processos vindos das Varas do Trabalho de Volta Redonda. Há, ainda, segundo Helisiar, aproximadamente 1500 processos para serem trazidos à Barra Mansa. Desta forma, com os processos que ainda vão ser dado entrada, até o meio do ano, ele acredita que haverá 7000 processos em andamento. Além dos processos, há cerca de 2000 petições para serem juntadas aos processos e irem para conclusão. Pede, portanto, uma compreensão inicial dos advogados e das partes, para que todo o trabalho seja colocado em dia.

Para que os procedimentos da Vara fiquem bastante claros aos advogados, foi expedida uma Ordem de Serviço, assinada pelo Dr. Sérgio durante a reunião e que entra em vigor a partir da quarta-feira, dia 07 de dezembro. O objetivo da Ordem de Serviço é dar mais celeridade aos processos através de certos procedimentos. Como, por exemplo, ao ser protocolizada a petição, o advogado já toma ciência da data e hora da primeira audiência.

O objetivo do Dr. Sérgio é que Barra Mansa tenha a melhor Vara do Trabalho da região.   Para tanto, pediu ao Tribunal Regional do Trabalho a ajuda, por pelo menos duas semanas, de outros servidores para que o serviço seja colocado em dia. Além disto, o Dr. Sérgio afirmou que existem três questões cruciais que já estão sendo trabalhadas para melhor atendimento aos advogados e partes: a realização das audiências, a expedição e pagamento dos alvarás e o atendimento no balcão. Quanto aos alvarás, já existe um funcionário treinado na Caixa Econômica da Vila Nova para fazer estes pagamentos, num caixa exclusivo, e os depósitos que estão na Agência de Volta Redonda, poderão ser recebidos em Barra Mansa. O atendimento no balcão também pretende ser o mais célere possível, através dos procedimentos a serem adotados. Em relação às audiências, o Dr. Sérgio diz que prefere realiza-las no período da manhã, mas que isto poderia ser alterado de acordo com a vontade e necessidade dos advogados, que também advogam nas Varas do Trabalho de Volta Redonda, onde as audiências são no período da manhã. O Juiz disse, ainda, que serão realizadas 42 audiências por semana, sendo 14 audiências por dia (terças, quartas e quintas-feiras). Quinzenalmente serão realizadas audiências de conciliação, com 15 processos em cada pauta.

Ao final de suas colocações, o Dr. Sérgio respondeu às perguntas dos advogados. Questionado sobre quando seriam iniciadas as audiências, o Juiz respondeu que as mesmas vão ser agendadas a partir do dia 17 de janeiro e que estava aguardando a realização desta reunião para expedir as notificações. Foi feita, então, uma votação para saber dos advogados se os mesmos preferiam as audiências na parte da manhã ou da tarde, tendo a maioria optado pela parte da manhã. Após a votação, o Dr. Sérgio deixou bem claro que isto pode ser alterado depois, caso seja melhor para os advogados e as partes. As audiências terão início às 9h30 e a cada 5 audiências, será feito um intervalo de 5 minutos.

Houve, ainda, questionamentos sobre a escolha da Agência da Caixa Econômica em Vila Nova, para o pagamento dos alvarás, em razão da falta de estacionamento próximo, e pelo fato da maioria dos escritórios dos advogados serem no Centro da cidade. O Dr. Sérgio disse que não conhece o local, mas iria saber da possibilidade da transferência destes pagamentos para a agência  do Centro. Disse, ainda, que futuramente haverá um posto da Caixa próximo à Vara, facilitando, assim, os pagamentos dos alvarás.

O presidente da OAB de Barra Mansa ao final da reunião agradeceu a participação dos advogados presentes e, principalmente, do Dr. Sérgio que, com esta reunião, se aproximou dos advogados de Barra Mansa. Disse, ainda, que a OAB estará sempre de portas abertas para o mesmo e seus servidores. O Dr. Sérgio por sua vez disse que estará sempre à disposição dos advogados e da OAB para solução de qualquer problema, já que, a Vara do Trabalho foi aguardada por tantos anos pelos advogados e população de Barra Mansa, que estes merecem, agora, toda celeridade e bom atendimento possíveis.

 

"

Comentários