13:35 - Saae BM divulga novas medidas para evitar colapso do abastecimento de água
"Autarquia vai promover grande campanha incentivando consumo consciente e sustentável de água
O diretor do Saae BM (Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Barra Mansa), Horácio Delgado, divulgou nesta quarta-feira, dia 27, uma série de novas medidas para garantir o consumo humano per capta de água à população e evitar colapso no abastecimento do município. Entre as ações, está o aumento da pressão de água na rede de tubulações para intensificar o volume distribuído aos moradores. A autarquia também vai promover uma grande campanha incentivando o consumo consciente e sustentável de água.
“Dos quatro reservatórios do Rio Paraíba do Sul, dois já estão usando o volume morto. Além das iniciativas técnicas e administrativas que o Saae BM está tomando para evitar o desabastecimento, é preciso que a população colabore e economize água”, argumentou Horácio. Por determinação do prefeito Jonas Marins, todos os prédios públicos municipais (postos de saúde, escolas, CRAS etc.) terão que economizar o consumo de água. As secretarias municipais de Administração e de Saúde já estudam a instalação de sistemas de captação de água da chuva para reaproveitamento no prédio do Campla (Centro Administrativo Municipal Prefeito Luiz Amaral), no Hospital da Mulher e nas UPA’s Centro e Região Leste.
De acordo com Horácio, desde janeiro de 2013 a autarquia vem promovendo ações técnicas para garantir o abastecimento de água na cidade. “Investimos na melhoria da distribuição, com a compra e instalação de bombas tipo buster nos finais da rede de tubulação. Reformamos o captador fixo de água da Estação de Tratamento (ETA Nova) do Parque da Cidade, responsável pelo abastecimento de 80% da população. Também reformamos e lançamos no Rio Paraíba do Sul um captador flutuante, que consegue captar água mesmo com o nível do rio baixo”, revelou o diretor executivo do Saae BM.
A autarquia também fez vários remanejamentos na rede de distribuição como, por exemplo, no bairro Vista Alegre. Para evitar o desabastecimento de uma das regiões mais populosas do município, com cerca de 40 mil moradores, o Saae BM injetou na rede do bairro uma adução direta de abastecimento proveniente da ETA Nova e aumentou a pressão de água na tubulação. “A barragem da Vista Alegre está com apenas 30% da capacidade. Com essa manobra na rede, conseguimos garantir o abastecimento direto para 95% dos moradores da localidade. Os outros 5% estão sendo atendidos com carros-pipas”, explicou Horácio, lembrando que existem 59 mil ligações de água no município.
A partir de fevereiro, as tarifas das contas de água terão alteração na forma de cálculo para incentivar a economia. “Quem consome até 15 metros cúbicos mensalmente terá desconto imediato de 20% na conta de água. Essa medida vai afetar 49% dos consumidores do município. A nova forma de cálculo prioriza o consumo humano tanto que, mesmo com o escalonamento das contas, 76% da população pagará o mesmo valor ou terá desconto"", explicou.
“Estamos tomando todas as medidas técnicas e administrativas para mitigar os efeitos da crise hídrica. Não descartamos um futuro racionamento e, por isso, contamos com a colaboração de toda a sociedade para reduzir os efeitos que a falta de chuvas já vem provocando em nosso município. Pedimos a população o apoio na economia para que não falte água nas torneiras”, finalizou Horácio.
"
Comentários