03 dezembro, 2014
Comentários

13:38 - APL Metalmecânico promove workshop 'Alavancando a produtividade por intermédio da manufatura enxuta'

"

A governança do APL Metalmecânico – formada pelo Metalsul, Firjan, Sebrae/RJ e governo do Estado – promove nesta quarta-feira, dia 03, às 18h30, na sede da ACIAP Volta Redonda, o workshop 'Alavancando  a produtividade por intermédio da manufatura enxuta'. O evento, realizado em parceria com o Instituto de Competências Empresariais (ICE), vai apresentar os resultados alcançados pelas empresas participantes do Programa Academia Lean 2014 e o escopo do programa para 2015.

Ao todo, 12 empresas fizeram parte da primeira turma do programa na região Sul Fluminense. Durante cinco meses, os empresários compreenderam o funcionamento e puderam aplicar a metodologia Lean Manufacturing em seus negócios. ""O Lean é “uma ferramenta enxuta e simples, que utiliza métodos que auxiliam as empresas a identificar o que adiciona valor e o que não adiciona valor ao produto/processo. Dessa forma, os funcionários concentram esforços para eliminar o máximo possível tudo aquilo que não adiciona valor ao produto”, explicou Adriana Silva, presidente do Metalsul.

A empresária Aline Abreu, da Edmak Máquinas e Equipamentos, foi uma das participantes da turma. Para ela, a aplicação da metodologia no sistema de produção da empresa contribuiu para uma significativa redução de perdas e desperdícios. ""Aprendemos de fato a fazer mais com menos. Nós sempre temos o pensamento de que para melhorar devemos investir, seja em máquinas, mão-de-obra ou até estrutura. O Lean vem para mostrar que nós podemos mudar, e muito, com os recursos internos já existentes. A metodologia abriu nossa visão"", revelou a empresária.


Aline aplicou o Lean na produção de molduras de aço, produto que apresentava alto custo, atividades em excesso e elevado tempo de produção. ""Para evitar atrasos na entrega ao cliente, aumentávamos a mão-de-obra envolvida na produção. Isso afetada a empresa como um todo e chegou a um ponto que ele não dava nenhum lucro, pelo contrário, tínhamos prejuízo com fabricação da moldura"", contou.


Depois da aplicação da metodologia japonesa, o processo de fabricação da moldura de aço caiu de nove etapas para apenas três. O tempo de produção unitária era de 13 minutos e foi reduzido para um minuto. ""Além disso, o produto que tinha prejuízo de R$ 2,94 passou a render R$ 7,47. A capacidade de produção saltou de 39 unidades para 500 unidades quinzenalmente com três funcionários na linha de produção; antes eram 18 pessoas envolvidas. O processo abriu o caminho para diminuirmos o tempo de produção, abrindo portas para aumentar a demanda do produto"", disse Aline.

Patrícia Neves, analista do Sebrae/RJ, comentou que outros exemplos da aplicação do Lean Manufacturing serão apresentados durante o workshop. ""Os participantes poderão ver outros casos de sucesso depois da implementação do Lean nas empresas. Também vamos apresentar o escopo do programa para o ano que vem e fazer inscrição de empresas interessadas"", informou.

O evento na ACIAP VR é gratuito, mas é necessário que os empresários confirmem presença antecipadamente por meio do email patricia@rj.sebrae.com.br ou nos telefones (24) 3347-5845 ou 3346-3258.

"

Comentários