15 agosto, 2014
Comentários

13:39 - Vereadores debatem problemas na saúde de Barra Mansa e derrubam vetos do Prefeito

"

Os problemas enfrentados pela população de Barra Mansa na área da saúde foram o principal assunto discutido e defendido pelos vereadores durante a sessão do dia 14 de agosto. Durante a reunião, os vereadores rejeitaram dois vetos do prefeito a projetos de leis, enviados pela Câmara, para melhoria na saúde. Os vereadores aprovaram, ainda, o requerimento feito pelo vereador José Luiz Vaneli, o Leiteiro, solicitando um mutirão para consultas na especialidade de oftalmologia. Ao aprovar tal requerimento os vereadores expuseram e debateram sobre os diversos problemas enfrentados pela população em postos de saúde e hospitais da cidade.

O primeiro veto do prefeito rejeitado pelos vereadores foi ao projeto de lei de autoria do vereador Marcelo Borges, que garante às pessoas ostomizadas o direito a utilizar banheiros públicos no município, devidamente equipados às suas necessidades, obrigando o poder público a fiscalizar esta adequação. As pessoas ostomizadas sofreram um procedimento cirúrgico, que realiza uma abertura de algum de seus órgãos, fazendo uma ligação com o meio externo, como a traqueostomia que faz um pequeno orifício na traquéia. Assim, elas necessitam de banheiros adequados para sua higiene, com  ducha higiênica, vaso sanitário adequado, entre outras ferramentas indispensáveis ao seu bem estar. O projeto de lei do vereador Marcelo Borges obriga os banheiros de uso público do município a instalarem estes equipamentos.

O Projeto de Lei nº 246/2013, de autoria do vereador Paulo Afonso Sales Moreira da Silva, o Paulo Chuchu, havia sido vetado pelo prefeito, entretanto, os vereadores durante esta sessão, também rejeitaram este veto. O projeto de lei cria no município de Barra Mansa o “Consultório Itinerante”, onde o usuário de drogas realiza tratamento próximo ao seu contexto de vida, facilitando, assim, sua recuperação.

A aprovação do Requerimento nº 622/2013, do vereador José Luiz Vaneli, Leiteiro, gerou a explanação pelos vereadores dos diversos problemas enfrentados pela população de Barra Mansa em conseguir atendimento público na área de saúde. O requerimento do vereador solicita ao Prefeito a realização de um mutirão de consultas oftalmológicas, especialidade bastante deficitária na cidade, conforme afirma Leiteiro:

""As pessoas estão sofrendo para conseguir uma consulta de oftalmologista, principalmente para a realização de cirurgia de catarata, ficando três, quatro, cinco anos na fila de espera. Sabemos que existe dificuldade na contratação deste especialista, mas o poder público precisa fazer algo e este mutirão seria o início"". disse Leiteiro.

O presidente da Câmara, vereador Marcelo Borges afirmou que existem cerca de 1300 pessoas aguardando para realizar a cirurgia de catarata no município. O vereador Vicente de Paula Ferreira Júnior, Píssula, ressaltou a importância desta cirurgia para os idosos, que resgatam sua dignidade ao enxergar melhor.

Durante a discussão do requerimento e a justificativa de seus votos, todos os vereadores pediram a palavra para mostrar os problemas da saúde no município. Além da oftalmologia, os vereadores ressaltaram que existe um déficit no atendimento em outras áreas como neurologista e ortopedista. Outro problema apontado pelos vereadores foi a falha no pronto atendimento, que mesmo com a UPA não atende à população.

O vereador Luís Antônio Cardoso reconheceu que a saúde é um problema de nível nacional e o que falta é planejamento dos recursos. Ao final, o vereador Luiz Antônio Furlani clamou ao prefeito a inauguração da UPA da Região Leste, que atenderia a população daquela região com mais facilidade.

A Câmara  tem uma preocupação latente com a melhoria do atendimento na saúde do município. Tanto que estendeu sua Ouvidoria para receber denúncias, críticas e sugestões da população sobre a saúde pública e privada de Barra Mansa. Qualquer cidadão pode entrar em contato através dos telefones 3323-0982 e 0800-0243434 e denunciar uma irregularidade, fazer uma crítica ou, ainda, sugerir mudanças. As comunicações feitas pela população serão repassadas à Comissão de Saúde da Câmara, que buscará soluções junto ao Poder Público competente. A Comissão é presidida pelo vereador Ricardo Arbex, que atua juntamente com os vereadores Roque e Rodrigo Drable.

 

TV Barra Mansa

 

Na Sessão do dia 14 de agosto, durante a abertura do plenário para a manifestação popular, o jornalista Jorge Alexandre Lucas, representando o Sindicato Estadual dos Jornalistas, apresentou à Câmara e à população o projeto de criação da TV Barra Mansa.

A criação da TV é amparada  pela Lei que permite aos governos estaduais e municipais instalarem um canal de cidadania local, com sinal digital. Este canal pode retransmitir a programação de outra emissora e produzir programas próprios, se tornando uma importante ferramenta de comunicação do poder público com a população, além de gerar empregos.

A Câmara assinou junto com demais entidades a carta aberta apresentada pelo jornalista, solicitando à Prefeitura de Barra Mansa a implantação da TV Barra Mansa. O presidente da casa, ainda, se compromete a agendar um debate público, com a presença do prefeito e demais autoridades para discutir ideias sobre esta importante realização.

"

Comentários