01 outubro, 2014
Comentários

13:55 - Resende participa da segunda edição do Prêmio Maravilhas Gastronômicas do Rio

"

A participação de quatro produtos de Resende na segunda edição do Prêmio Maravilhas Gastronômicas do Estado do Rio foi destacada pela Secretaria de Turismo e Eventos. De acordo com o titular da pasta, Antônio Leão, são produtos que representam a vocação do Município, no cultivo do pinhão e na produção pecuária e de peixes.

- Estão concorrendo à premiação o Pinhão e os Queijos Pedra Selada e Meia Cura do Waldir, do distrito de Visconde de Mauá, e a cachaça Reserva do Nosco, de Engenheiro Passos – comenta o secretário Leão.

A escolha dos vencedores acontece com participação popular, através de voto pela internet, no site www.projetomaravilhas.com.br, e pode ser feita até o dia 31 de outubro. No total, são 107 participantes, distribuídos em dez categorias: Da Água, Cachaças, Cafés, Cervejas, Conservas e Patês, Doces e Compotas, Laticínios, Mel, Queijos e Da Terra. É possível votar em todas as categorias ou somente nas que o internauta preferir.

Os processos de escolha dos destaques culinários do estado do Rio de Janeiro aconteceram em duas etapas. A primeira consistiu na lista dos pré-finalistas, com 91 produtos indicados pela comissão organizadora e pelos consultores/colaboradores. A segunda abriu inscrições para novos produtos, que passaram pela avaliação da Comissão Organizadora e de 39 consultores, especialistas nas dez categorias.

O Maravilhas do Rio é um prêmio de comunicação, que visa a divulgar e dar visibilidade à produção local, colaborando para desenvolver a cultura do gosto regional, fortalecer a identidade cultural e a economia do território fluminense. O prêmio é idealizado pelo jornalista Chico Junior, autor dos livros Roteiros do Sabor Brasileiro e Roteiros do Sabor do Estado do Rio de Janeiro.

Na primeira edição, em 2013, o prêmio elegeu as 7 Maravilhas Gastronômicas do Estado do Rio de Janeiro. A votação pela internet recebeu mais de 20 mil votos e os vencedores foram: Entradas & Petiscos - Biscoito Globo (Rio de Janeiro); Bebida - Caipirinha (Rio de Janeiro); Da Terra - Sítio do Moinho (Itaipava- Petrópolis); Laticínios - Queijo de cabra De Ville (Secretário- Petrópolis); Da Água – Trutas do Rocio (Petrópolis) e Doces & Compotas - Sítio Humaytá (Itaipava- Petrópolis).

"

Comentários