"13:59 - ""Nasce uma Cidade"" : Desfile contou história de pontos turísticos de Barra Mansa"
"400 atores de seis grupos participaram do ato pelas ruas do Centro.
Com apoio da prefeitura de Barra Mansa, por meio da Fundação de Cultura, o desfile cênico ‘Nasce uma Cidade – Cidadãos Arquitetos da Memória’ aconteceu na tarde de sábado, dia 11, pelas ruas do Centro. O projeto foi uma realização do Coletivo Teatral Sala Preta em parceria com o Instituto Cultural Clécio Penedo. Essa é a terceira edição do projeto, que também foi às ruas em 2010 e 2011. Este ano, o grupo, formado por 400 artistas, iniciou o desfile cênico no Parque Centenário e atraiu um grande público de curiosos e pessoas interessadas em saber o que o texto revelaria sobre os locais históricos da cidade.
“Acho incrível esse tipo de manifestação cultural. Nunca havia visto um teatro itinerante e achei muito bom. É mais uma prova de que Barra Mansa tem grandes artistas e que temos que divulgar isso, cada vez mais”, disse o gerente administrativo Márcio Ribeiro da Silva. O vendedor Pedro Serrati Cordeiro também aprovou a iniciativa. “Gostei muito do que eu vi. Cultura nas ruas, abordagem sobre nossos pontos turísticos e a nossa história é mais que interessante”, ressaltou.
O grupo iniciou o desfile no Parque Centenário, passou pela Avenida Getúlio Vargas (Beira Rio), Clube Municipal, estação da FCA e terminou a apresentação na Fazenda da Posse, a primeira residência de Barra Mansa. “Esse é mais que um projeto, é o resultado de constantes encontros e estudos. Colocar a arte na rua de forma livre e irrestrita é uma realização”, disse o idealizador do projeto, Rafael Crooz, ressaltando que seis grupos participaram do desfile cênico: Pino Haus, Jongo de Pinheiral, Dança e Magia, Meninos do Batuque, Grupo Vocal Vozes de Ouro e a Orquestra de Jazz de Barra Mansa, além da participação especial do artista plástico Anderson Souza.
Para o superintendente da Fundação de Cultura, Claudio Chiesse, o projeto veio de encontro ao desejo do governo municipal de resgatar a memória do município e exaltar os pontos históricos. “O desfile cênico é de grande importância para Barra Mansa, principalmente por dar oportunidade à população de conhecer um pouco dessa bonita história da cidade, além de homenagear dois grandes artistas: Clécio Penedo e Flávio de Carvalho”, afirmou Chiesse, enfatizando que, dessa vez, um intérprete de libras acompanhou o espetáculo, levando inclusão aos deficientes auditivos
"
Comentários