01 outubro, 2014
Comentários

14:01 - Exposição de Clécio Penedo homenageia Barra Mansa

"

Em cartaz as obras que inspiraram o projeto “Nasce Uma Cidade”.

Na próxima quinta-feira, dia 02 de outubro, será inaugurada a exposição “Estação Memória”. Em cartaz estão as obras do artista Clécio Penedo que inspiram as narrativas da dramaturgia do espetáculo Nasce Uma Cidade – Cidadãos Arquitetos da Memória.  A mostra ficará no Centro Cultural Estação das Artes, no centro de Barra Mansa, até o dia 31 de outubro, de segunda a sexta, das 8h às 17h.

Esta exposição é um compilado das obras que inspiraram o Projeto Nasce Uma Cidade deste ano, desde a dramaturgia, exercícios cênicos até a arte gráfica. A inauguração da mostra será ainda uma celebração aos 182 anos de fundação da Vila de São Sebastião da Barra Mansa. Na ocasião será apresentado o Projeto Nasce Uma Cidade para os presentes, com apresentações artísticas dos grupos participantes. O espetáculo irá às ruas nos dias 11 e 18 de outubro, às 15 horas.

O idealizador do projeto, Rafael Crooz, explicou como foi o processo de inspiração para construção do espetáculo.

“Tomamos de assalto a poesia e os personagens históricos que o artista retratou e os repousamos sobre personalidades históricas do nosso território. Num amalgama alegórico e poético, num casamento cultural entre essas forças culturais, o Sala Preta e o Instituto Clécio Penedo, em parceria com a Fundação de Cultura, vamos expor o embrião fecundado deste novo nascer. O renascimento de Clécio, do Nasce, do Sala, da Cultura da cidade antropofagizados, regurgitados e, novamente, redevorados, criando novas leituras sobre o que foi Barra Mansa e que Barra Mansa queremos ser”, declarou Crooz que também coordena e é ator no espetáculo.

Para a presidente do Instituto Clécio Penedo e viúva do artista, Antonieta Penedo, a parceria com o Sala Preta é a certeza de que a história, tanto de Clécio, como de Barra Mansa, será valorizada e preservada.

“Fiquei tão emocionada com estes talentosos meninos que não tive outro gesto a não ser adotá-los como filhos do nosso Instituto.  Afirmo com todo o meu coração que estes atores encantarão a todos, assim, como eu, depois de cinco meses convivendo de perto, cheguei a uma avaliação muito extraordinária: ‘Clécio Penedo foi em vida um Sala Preta, através da sua obra engajada, crítica e política’”, disse.

Serviço

*ABERTURA DA EXPOSIÇÃO ""ESTAÇÃO MEMÓRIA""
02/10/2014 - Quinta-feira - às 19h
Local: Estação das Artes
Rua Orozimbo Ribeiro, s/n - Centro, Barra Mansa/RJ

 

*ENCONTRO DA REDE DE COLABORAÇÃO DO NASCE UMA CIDADE
03/10/2014 - Sexta-feira - Das 19h às 21h
Local: Sala de Espetáculos Lurdinha Chiesse (Tulhas do Café)
Parque da Cidade, Barra Mansa/RJ

"

Comentários