14:01 - Orquestra Sinfônica de Barra Mansa apresenta concerto em homenagem ao compositor alemão Strauss
"A OSBM apresenta no oitavo concerto da sua temporada oficial um repertório homenageando os 150 anos de Richard Strauss.
A Orquestra Sinfônica de Barra Mansa homenageia a obra de Richard Strauss em seu concerto de outubro na Igreja Matriz de São Sebastião. Strauss foi um importante compositor e maestro alemão e completaria 150 anos em 2014. O concerto “Celebrando Strauss 150 anos” acontece nesta terça-feira, 14 de outubro, às 20h00, na Igreja Matriz, que já se tornou palco da temporada oficial da OSBM, sempre com entrada gratuita.
O concerto abre com uma das obras mais conhecidas de Strauss “Assim Falou Zarathustra”, mundialmente conhecida por ser tema do filme 2001: Uma Odisséia no Espaço. O repertório conta ainda com a obra Don Juan, inspirada no mítico personagem de mesmo nome, e Burleske, obra com uma participação especial do piano. A noite finaliza com uma composição de Richard Wagner, autor de Tristão e Isolda, e uma das grandes influências de Strauss.
Neste concerto especial a Orquestra recebe como convidados a pianista Simone Leitão e o maestro Jésus Figueiredo. Os dois já tem uma relação com a Orquestra, tendo se apresentado diversas vezes com os músicos da OSBM.
Jésus Figueiredo é maestro do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, desde 1999, e já esteve à frente de diversas orquestras como regente convidado, entre elas a OSBM, a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, Orquestra Filarmônica do Ceará, Orquestra da Universidade Nacional de Cuyos, na Argentina. O maestro atua também como professor no curso de Graduação em Música, cursado pelos músicos da OSBM.
A pianista Simone Leitão é uma das mais atuantes no cenário brasileiro. Simone realiza anualmente temporadas internacionais e nacionais em templos da música como Carnegie Hall, Sala Cecília Meirellles, Sala São Paulo e Gewandhaus zu Leipzig.
Em 2013, Simone realizou uma temporada com a OSBM passando por Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre e Recife. O Tour Orquestral se transformou em um documentário, que mostra o trabalho realizado pelo Projeto Música nas Escolas. Com o sugestivo nome “Pare, Olhe e Escute”, que remete ao trem que passa ao lado da sede do Projeto, em Barra Mansa, o documentário estreou no Canal Art1 e em breve será lançado na televisão aberta e irá concorrer em festivais. A pianista demonstrou através da temporada e do documentário sua admiração pela Orquestra:
-Tenho uma relação de amor e admiração por essa orquestra, pela força de vontade e resiliência dos integrantes. É a verdadeira definição de música como instrumento de transformação social – afirmou Simone.
Ainda em 2014, a Orquestra tem uma intensa programação de apresentações. Além da temporada oficial, a Orquestra acompanha em novembro o Balé Kirov, em sua temporada no Brasil, passando por Rio de Janeiro e São Paulo. A OSBM realiza mais uma vez a abertura da Árvore de Natal da Lagoa.
A Orquestra Sinfônica de Barra Mansa é um dos principais conjuntos do Projeto Música nas Escolas, formada por monitores e alunos avançados. O Projeto Música nas Escolas de Barra Mansa atende a todas as escolas públicas municipais de Barra Mansa com processo de educação musical que inicia na educação infantil e se estende a todas as séries. Desde o início, o Projeto é mantido pela Prefeitura de Barra Mansa, numa ação conjunta da Secretaria Municipal de Educação e da Fundação de Cultura. A gestão administrativa é feita pela Associação da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa. Além disso, o Projeto é patrocinado pela Saint-Gobain, Votorantim, CCR – Nova Dutra e White Martins, através da Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet, do Ministério da Cultura. A Light e a Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, patrocinam o Projeto através da Lei de Incentivo à Cultura do Estado do Rio de Janeiro.
Celebrando Strauss 150 anos
Data: 14 de outubro (terça-feira)
Horário: 20 horas
Local: Igreja Matriz de São Sebastião – Barra Mansa
Programa:
Introdução do poema sinfônico “Assim Falou Zarathustra”
Burleske, para piano e orquestra
Don Juan, poema sinfônico
Richard Strauss
Abertura da ópera “Tannhäuser”
Richard Wagner
"
Comentários