14:08 - Dia Nacional da Umbanda tem comemoração regional em Volta Redonda no próximo sábado (15)
"O Templo de Umbanda Luz Divina, contando com o apoio da Prefeitura Municipal de Volta Redonda – por meio da Secretaria Municipal de Cultura (SMC) - realiza no próximo sábado (dia 15), o 2º Encontro do Dia Nacional da Umbanda em Volta Redonda, das 14h às 22 horas, no Memorial Zumbi dos Palmares, na Vila Santa Cecília, com o tema “Mãe África e os Orixás”. O objetivo, de acordo com os organizadores, é desmistificar a Umbanda e tornar público seus costumes e ritos. O evento - que mobiliza os terreiros de toda a região Sul Fluminense - terá uma programação diversificada, com leitura de oráculos, comidas de orixás, exposição de artes, venda de livros da matriz religiosa, noite de autógrafos com André Cezar - médium e psicógrafo de obras da Umbanda, dança africana, gira de caboclos, distribuição de folhas abençoadas, e uma queima de fogos, programada para as 20 horas.
Haverá também uma palestra especial com o tema “Orixás e Meio Ambiente”, com Lara Moutinho, que é a atual presidente da Comissão de Meio Ambiente da Alerj (Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro) e gerente de Assuntos Públicos, ligada ao gabinete do deputado estadual Carlos Minc. O deputado estadual Átila Nunes estará na programação com uma palestra sobre o tema “Leis de Terreiro”. Estão confirmadas as presenças de umbandistas de Volta Redonda, Barra Mansa, Barra do Piraí, Piraí, Quatis, Três Rios e Rio de Janeiro, entre outras cidades.
Programação – Durante o culto religioso haverá jogo de búzios com Pai Darley, jogo de runas com a sacerdotisa Shimeni, tarô com a sacerdotisa Viviam, e Girê - que é o culto religioso da Umbanda. O encerramento está previsto para as 22h.
“O Templo de Umbanda Luz Divina convida todas as pessoas interessadas em conhecer os costumes e ritos da Umbanda e os irmãos de fé para uma grande confraternização, e solicitamos que o público compareça com roupas da cor branca”, disse a sacerdotisa Mãe Sandra Mara, dirigente do Templo de Umbanda Luz Divina. Ela explicou que esta é a cor que simboliza a paz e a fraternidade, representando os ideais umbandistas de convivência harmoniosa entre os seres humanos. Sandra Mara destacou o caráter regional do evento, a integração entre as religiões de matriz africana, como o Candomblé, o envolvimento da comunidade, o respeito aos fundamentos religiosos de Umbanda, o apoio e a conscientização conquistada junto ao poder público para a prática religiosa, que vem crescendo na região, segundo ela. “O número de terreiros cadastrados só vem aumentando. Os terreiros são os templos religiosos da Umbanda e Candomblé, são as nossas igrejas”, ressaltou. Ela afirmou que a expectativa é receber mais de 1,5 mil pessoas no encontro.
“A participação é gratuita, tivermos o apoio, a dedicação e carinho do prefeito Neto, os fiéis de umbanda fizeram doações e conseguimos uma repercussão bem maior do que há quatro anos, quando realizamos o primeiro encontro de Umbanda em Volta Redonda. Representantes de toda a região e inclusive umbandistas do Rio estarão presentes ao encontro”, disse Sandra Mara. O Templo de Umbanda da Luz Divina funciona no bairro 60, na Rua 55, e foi fundado em 2005.
"
Comentários