09 dezembro, 2013
Comentários

14:14 - Saúde: Funcionamento de tomógrafo reduzirá tempo de espera para exames eletivos em Resende

"

Equipamento está instalado no Hospital de Emergência

Com o tomógrafo já em funcionamento, há pouco mais de uma semana, a Secretaria de Saúde acredita que vai reduzir o tempo de espera para exames eletivos, sem emergência, no Município, que atualmente podem levar de dois a três meses para serem realizados, através de contrato com a rede particular ou em parceria com o Governo do Estado. Nos primeiros dias de funcionamento, o equipamento, localizado no Hospital de Emergência, já realizou 13 exames.

- É um ganho muito grande para a Rede Pública de Saúde de Resende. Em seu pleno funcionamento, a expectativa é que o pedido do exame, após ser aprovado pela equipe reguladora da Secretaria, leve um tempo médio de uma semana para ser realizado – comenta o secretário de Saúde, Daniel Brito.

O tomógrafo passou a funcionar, ainda em fase inicial, no dia 27 de novembro, e já realizou até o momento oito exames eletivos, oriundos da fila de espera da Secretaria de Saúde, e outros cinco, de exames emergenciais da própria unidade de saúde. Para operação do equipamento foram treinados dois técnicos de radiologia e três médicos radiologistas, todos concursados.

Conforme explica o secretário de Saúde, o tomógrafo deverá funcionar até a meia-noite para os exames eletivos, e os pedidos seguirão sendo realizados pelo corpo médico da Rede Pública.

- Vamos completar a equipe de sete técnicos de radiologia, e está em andamento a licitação para compra de mais contrastes iônicos. Nosso planejamento é manter sempre ativo o equipamento, que é um dos mais modernos da região”, comenta Brito.

Uma das primeiras pacientes a realizar exames no tomógrafo, a dona de casa, Terezinha Leal da Silva Moraes de Oliveira, moradora do bairro Paraíso, acredita que o equipamento contribuirá e muito para a Saúde do Município.

- Estava com uma tomografia da cabeça pedida há menos de um mês, e é a primeira vez que faço um exame deste, por isso achei bom fazer perto de casa, e foi tudo muito rápido - diz Terezinha.

A comodidade de fazer o exame perto de casa também foi destacada pelo aposentado Alózio dos Santos Filho, que já fez tomografias em Barra Piraí e no Rio de Janeiro, e realizou o exame em Resende, na última sexta-feira, dia 6.

- A realização do exame aqui vai agilizar minha vida, pois tenho que fazer duas vezes por ano. Foi a melhor coisa que aconteceu, era o que Resende precisava para deixar ainda melhor a rede de saúde, e está conseguindo - elogia o aposentado.

O aparelho de tomografia computadorizado adquirido pelo Município, em maio de 2012, no valor de R$ 785 mil, é da marca Neusoft, modelo Neuviz 16 multi-slice CT scanner system couch, chegou ao Município em julho deste ano e foi instalado na nova Sala de Tomografia do Hospital de Emergência em novembro, pela empresa fabricante, sem ônus adicional para a Prefeitura.

- É um equipamento de ponta, ultramoderno, que permite que os exames levem menos de um minuto para serem realizados – ressalta o técnico Diego Pereira Inácio, um dos operadores do tomógrafo.

"

Comentários