09 setembro, 2013
Comentários

14:33 - Império Serrano apresenta enredo à Conceição Rabha em Angra

"

Um encontro, realizado na semana passada, marcou o início das negociações entre a diretoria da escola de samba Império Serrano e a prefeita de Angra dos Reis, Conceição Rabha, para a apresentação do Carnaval 2014, cujo enredo é: ""Angra com os Reis"", que está sendo desenvolvido pelo carnavalesco Eduardo Gonçalves. A reunião contou com a participação do subsecretário de Estado de Governo, Edilson Silva, que cedeu as dependências do escritório dele para este primeiro contato entre as partes.

O presidente da agremiação, Átila Gomes, acompanhando do diretor da escola, Jener Tonasso de Oliveira, explicou à prefeita que a opção pelo enredo teve como princípio o resgate das tradições da escola em sua condição “imperial”. “Fizemos uma pesquisa com duração de quase três meses sobre tudo acerca da história de Angra dos Reis”, comentou Átila.

Ele contou ainda que nessa pesquisa foi possível explorar muito sobre o quilombo, os costumes locais, o crescimento da cidade ora imperial, que se transformou no primeiro polo da indústria naval, e sua condição natural para o turismo.

- Descobrimos que os primeiros moradores da região de Madureira, na cidade do Rio, são advindos de Angra dos Reis, ou seja, Madureira representa uma parte da cidade de Angra dos Reis – explicou.

De acordo com o carnavalesco Eduardo Gonçalves, no enredo não há apenas a apresentação da comunidade da Serrinha, mas da história dessa comunidade a transformada ludicamente. “Contaremos essa história na visão dos três Reis Magos, convidando a todos para conhecer as belezas da cidade de Angra dos Reis, que é um paraíso abençoado pela natureza e um povo maravilhoso”, contou o carnavalesco.

Ainda segundo Eduardo Gonçalves, o enredo contará que a cidade tem muito mais a dar em contribuição ao país e a seu povo que o turismo. Outro ponto a ser tratado pelo carnavalesco serão as histórias vivenciadas pelo povo angrense ao longo dos seus 511 anos de fundação. Descoberta pelo navegador Gonçalo Coelho no dia 6 de janeiro de 1502, como era dia dos Reis Magos, recebeu este nome a enorme angra pontilhada de ilhas paradisíacas, montanhas, rios e florestas, além de um mar azul.

Outros pontos abordados na conversa entre Átila Gomes, Eduardo Gonçalves e Conceição Rabha, e que foi referência no enredo trata da questão do período em que a cidade abrigava o já demolido presídio de Ilha Grande, a chegada o Estaleiro Verolme, a Usina Nuclear, e o crescimento imobiliário nas ilhas. “Estamos fazendo um resgate da história de Angra dos Reis e vamos contar isso de uma forma única no Sambódromo da Marquês de Sapucaí”, disse Eduardo Gonçalves.

A prefeita Conceição Rabha se disse orgulhosa de estar compartilhando Angra dos Reis com o mundo por meio da escola de samba Império Serrano. “Estou emocionada em dar esta contribuição e apoio para o desenvolvimento deste maravilhoso trabalho”, disse a prefeita. Ela explicou que o povo angrense quer se sentir valorizado e abraçado, “e não vai medir esforços para mostrar ao mundo essa condição”.

O projeto da escola de samba prevê a presença de alas compostas por moradores de diversas comunidades de Angra dos Reis. Vamos trazer o povo de Angra à Marquês de Sapucaí, e lutar muito para devolver o Império Serrano ao grupo especial do Carnaval carioca, prometeu Conceição Rabha.

Tanto o carnavalesco Eduardo Gonçalves, quanto o presidente Átila Gomes, convidaram a prefeita para participar da escolha do samba enredo para o Carnaval 2014, como uma das juradas. O evento acontecerá no dia 28 de setembro, na quadra da escola, em Madureira. Dez composições serão apresentadas no evento, sendo que o samba que ficar na segunda colocação será indicado para representar a Império Serrano no carnaval da cidade de Uruguaiana, no Rio Grande do Sul.

"

Comentários