15 outubro, 2014
Comentários

14:46 - Barra Mansa tem plano de saúde aprovado

"

Documento foi apresentado para membros do Conselho Municipal de Saúde.

Na última segunda-feira, dia 13, foi aprovado, de forma unânime, pelos membros do Conselho Municipal de Saúde o Plano de Saúde de Barra Mansa. A subsecretária da pasta, Cláudia Xavier, apresentou o documento aos conselheiros durante reunião no auditório da Santa Casa de Misericórdia. O plano traça estratégias e ações para a melhoria da área da saúde do município de 2014 até 2017, como a ampliação do acesso da população aos serviços prestados, assistência médica ambulatorial e hospitalar efetiva, fortalecimento do sistema de regulação dos serviços, entre outras.

“Para elaborar o documento, realizamos um levantamento das principais dificuldades da saúde municipal e os objetivos que temos que alcançar para melhoria até 2017”, explicou Cláudia, enfatizando que o documento priorizou a saúde da mulher. “Entre as resoluções, estabelecemos a assistência necessária na gravidez, no parto e na fase de pós-parto e detecção precoce e tratamento de câncer de colo de útero e mama para que possamos diminuir as taxas de mortalidade”, disse. A subsecretária acrescentou ainda que para que os atendimentos à mulher sejam realizados de maneira eficaz, os profissionais da rede de atenção básica passarão por diversas qualificações.

Durante a reunião também foi apresentado aos conselheiros as ações de promoção e educação em saúde para a pessoa com diabetes e hipertensão. Outros temas tratados no encontro foram atendimento em saúde bucal, saúde mental, especialidades médicas, serviços de atenção domiciliar, assistência farmacêutica, controle social e ouvidoria.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Jonathan Aguiar, a melhor forma de garantia do acesso da população a um serviço de qualidade é o aprimoramento da política de atenção básica e atenção especializada. “Iremos desenvolver ações de caráter individual e coletivo para a prevenção de doenças, com diagnóstico precoce para o tratamento e reabilitação”, garantiu o secretário. Ele ressaltou que para alcançar os objetivos o primeiro passo já foi dado pelo governo municipal com as reformas, novas construções e ampliações de diversas unidades de saúde, além de instalação de academias da saúde para a população.

"

Comentários