15 outubro, 2014
Comentários

14:52 - Resende: Canal Periférico da Alegria recebe obra pra evitar alagamentos

"

A Prefeitura de Resende iniciou este mês uma obra que irá garantir o escoamento de água do Canal Periférico, na Cidade Alegria, até o Rio Paraíba do Sul. De acordo com o secretário de Obras, engenheiro Rubens Almada, a obra foi licitada pelo valor de R$ 7.171.246,97, e o recurso foi financiado pela AgeRio (Agência Estadual de Fomento do Rio de Janeiro). O prazo de execução é de seis meses.

- A obra compreende a concretagem do fundo e de parte das paredes internas do canal numa extensão de cerca de mil metros entre as Perimetrais Sul e Norte até o Rio Paraíba, onde o canal deságua. A empresa já está realizando a limpeza do canal para realizar os levantamentos topográficos necessários - detalhou Rubens Almada, destacando que após a concretagem, a parte superior interna do canal receberá o plantio de grama para evitar erosão.

Ainda segundo o secretário, com a concretagem o canal terá o caimento necessário para que toda a água seja escoada com facilidade, o que hoje é dificultado pelo acúmulo de arbustos que nascem dentro do próprio canal, criando pontos de obstrução, prejudicados ainda mais pelo despejo de objetos, lixos e entulhos dentro do canal.

- Atualmente, o canal é constantemente obstruído pelos arbustos e materiais que vão parando junto a esta vegetação, fechando o canal e impedindo o escoamento natural das águas, prejudicando a drenagem das águas da chuva e favorecendo enchentes. A obra irá melhorar esta situação, já que o concreto impedirá o nascimento de mato no fundo do canal, evitando assim possíveis retenções - explicou o secretário.

Rubens Almada informou ainda que em paralelo será realizado um trabalho conjunto entre a SANEAR (Agência de Saneamento de Resende) e a Concessionária Águas das Agulhas Negras para identificar ligações clandestinas de esgoto que hoje é despejado no canal.

O presidente da SENEAR, José Renato Bruno, explicou que este trabalho vem sendo realizado desde o ano passado mas foi intensificado na região da Alegria nos últimos dois meses. Recentemente, o trabalho foi realizado no Canal Central.

- O objetivo é por fim ao despejo de esgoto irregular, que deve ser canalizado para a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da Alegria. Quando as ligações clandestinas são identificadas, a concessionária corrige o problema - disse.

"

Comentários