08 outubro, 2014
Comentários

15:06 - Dia Nacional de Segurança e Saúde nas Escolas é comemorado em Resende

"

Em comemoração ao Dia Nacional de Segurança e Saúde nas Escolas (10 de outubro), a Secretaria de Educação de Resende promove nesta quinta e sexta-feira, dias 9 e 10, no Ciep Brizolão 489 – Augusto de Carvalho, no bairro Cidade Alegria, várias atividades de informação e reflexão sobre o tema. As atividades acontecem das 9 às 17 horas.

Na programação estão as palestras “O perigo dos raios e tempestades”, com membros do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais; “Primeiros socorros e acidentes domésticos”, que será coordenada pelo Corpo de Bombeiros, e “Saúde e alimentação saudável”, tema que será abordado por nutricionistas da Secretaria de Educação.

Também estão programadas as oficinas “Contador de histórias” e “Ginástica e qualidade de vida”, além do Teatro sobre Prevenção ao Uso de Drogas, com a ONG Grupo Resgate.

De acordo com o secretário municipal de Educação, Mário Rodrigues, o objetivo principal do evento é que estudantes e profissionais consigam identificar situações que não são consideradas seguras, para que assim possam evitar acidentes no ambiente escolar.

- A Secretaria de Educação sob a orientação do Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador trouxe as questões para serem trabalhadas em sala de aula, para que alunos e professores possam ter um olhar mais cauteloso às situações de riscos nas escolas – disse o secretário.

Este ano o projeto teve início no Ciep 489, mas a partir de 2015 vai fazer parte do calendário escolar. Na unidade foi solicitado aos profissionais, alunos e responsáveis que indicassem situações de riscos como luminosidade, acessos, corrimão, piso antiderrapante, fiações, indicações de extintores e saídas de emergência. As informações serão colocadas em um painel ao longo do evento, para que sejam avaliadas e tomadas as providências.

O Dia Nacional de Segurança e Saúde nas Escolas foi instituído pela Lei Federal nº 12.645, de 16 de maio de 2012, com a finalidade de estabelecer um dia dedicado ao tratamento da temática no ambiente escolar para promover a aproximação entre a escola, o mundo da segurança e a saúde do trabalhador.

"

Comentários