15:10 - Lousas digitais já estão sendo utilizadas em escolas da Rede Municipal de Ensino de Volta Redonda
"Escolas do ensino fundamental e centros municipais de educação infantil receberam o novo equipamento
Com o objetivo de melhorar e dinamizar o ensino das escolas da Rede Municipal de Ensino, inserir tecnologia nas salas de aula e explorar novas práticas pedagógicas, a Secretaria Municipal de Educação (SME) está utilizando lousas digitais interativas em 81 escolas da rede municipal de ensino. O material é alugado, utilizando recursos do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação), do Governo Federal.
O equipamento, com tela sensível ao toque, possui recursos multimídia, simula imagens, inclusive em três dimensões, e possibilita a navegação na internet. Com estas vantagens os alunos têm acesso a aulas interativas, que irão facilitar cada vez mais o aprendizado dos conteúdos ensinados em salas de aula.
A secretária municipal de Educação, Therezinha dos Santos Gonçalves Assumpção, a Tetê, destacou que a utilização desses equipamentos melhora as práticas de ensino nas escolas.
”No âmbito pedagógico, este é um instrumento muito importante. Além disso, com a facilidade e a interatividade que a lousa proporciona, os alunos vão aprender de uma forma mais descontraída"", avaliou Tetê. De acordo com a secretária, desde setembro as escolas da Rede Municipal de Ensino estão equipadas com essas lousas. Todas as escolas do Ensino Fundamental e todos os Centros Municipais de Educação Infantil da rede municipal de ensino de Volta Redonda receberam a lousa interativa.
De acordo com o professor Édson Horta, da Escola Municipal Pará, este recurso didático vai abrir muitas possibilidades para a escola. ""É uma avanço na tecnologia em sala de aula. Os alunos das diversas faixas etárias e níveis de aprendizado ficam bastante entusiasmados. O acesso à internet e os diversos programas disponíveis permitem inúmeras possibilidades de aprendizagem com pesquisas, mapas, leituras de gêneros diversos. É mais um recurso para o professor criar propostas de atividades diversificadas para os alunos”, disse Horta.
"
Comentários