10 setembro, 2013
Comentários

15:14 - Vereador de Barra Mansa busca esclarecimentos sobre situação de caminhoneiros autônomos

"

Beleza intermediou reunião entre secretário de Ordem Pública e rodoviários cooperados

Caminhoneiros independentes ainda não serão proibidos de estacionar em via pública. A afirmação foi feita pelo secretário de Ordem Pública de Barra Mansa, Ébison Diettrich, durante reunião com caminhoneiros da Cooperativa de Autônomos Rodoviários de Barra Mansa (Cooperabam), na manhã de hoje (10), em seu gabinete, no Parque da Cidade. O encontro foi intermediado pelo vereador Carlos Roberto de Carvalho, o Beleza (PSC), que havia sido procurado pelos cooperados, preocupados com a notícia de que não poderiam estacionar carretas em via pública a partir do dia 18.

“A prefeitura enviou o comunicado de que seria proibido parar caminhão na rua a partir do dia 18. Mas, o secretário explicou que a proibição é só para as empresas, não para os autônomos. Nós temos muito interesse em não estacionar na rua, mas, ainda não temos um lugar. Tenho filho também, sei do perigo porque a carreta tira a visibilidade, mas, não tenho onde guardar. Não cabe na minha garagem”, destacou o cooperado Luís Cláudio da Silveira Bugarim.

Defendendo a busca de uma solução conjunta entre a cooperativa e o Poder Público, Beleza ressaltou a importância dos caminhoneiros para a economia da cidade. “O comunicado saiu daqui, então viemos buscar esclarecimento. Os caminhoneiros são muito importantes para a economia do município. Com o crescimento da cidade, cada vez mais, precisamos desses profissionais. Além disso, são pais que sustentam sua família com esse trabalho”, analisou o vereador, sugerindo, como uma possibilidade, que a cooperativa adquira um terreno e a prefeitura faça a terraplenagem.

“Se o acesso ao local não for bom, a contrapartida da prefeitura pode ser fazer a terraplenagem. Nós temos que avançar nesse diálogo pra encontrar uma solução que seja boa para os caminhoneiros e para toda a cidade. O secretário nos convidou para uma reunião do Conselho Municipal de Transporte, no dia 7 de outubro, e esse assunto estará na pauta. Os caminhoneiros estão preocupados com o trânsito também, eles querem deixar de estacionar na rua, mas, precisam de um local seguro”, explicou Beleza.

Além de garantir que a proibição não se refere aos autônomos e se comprometer a colocar a situação em pauta na reunião do conselho, Diettrich sinalizou que uma solução só será encontrada através da união do Poder Público, dos autônomos e do Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas e Logística do Sul Fluminense (Sulcarj). “[A criação de uma área para estacionamento de carretas] É interessante para o Poder Público e para as transportadoras também. Sabemos que o espaço do pátio delas já não é suficiente, então, temos que buscar alternativas juntos”, salientou o secretário.

Participaram da reunião, ainda, os caminhoneiros Flávio Rigueti e Aderbal dos Santos Bernardes.

 

 

 

 

"

Comentários