15:16 - Barra Mansa promove VI Fórum Intersetorial de Assistência Social e Direitos Humanos
"Representantes de entidades da sociedade civil organizada e da prefeitura de Barra Mansa participaram nesta segunda-feira, dia 08, do VI Fórum Intersetorial de Assistência Social e Direitos Humanos do município. Durante o evento, realizado no auditório do Sest/Senat, na Barbará, foram eleitas as entidades para composição do Conselho de Assistência Social e do Conselho dos Direitos da Criança e Adolescente para o biênio 2015/2016. Além das eleições, foram promovidas palestras sobre temas ligados ao fortalecimento dos conselhos de defesas dos direitos dos cidadãos.
A secretária municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Maria José Cezar, fez a abertura do evento ao lado do deputado estadual Zaqueu Teixeira, presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Assistência Social da Alerj (Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro). ""É um privilégio debatermos políticas públicas de forma democrática, junto à sociedade, e, mais ainda, poder escolher nossa representação por meio do voto. O papel dos conselhos é muito importante para a cidade e espero que as novas entidades eleitas possam participar efetivamente da construção de políticas públicas de direitos humanos"", afirmou Maria José.
O deputado Zaqueu Teixeira ressaltou o trabalho dos conselhos quanto ao acompanhamento e avaliação de políticas públicas. ""Os conselhos exercem o controle social das políticas públicas sociais do município. Todos eles têm fundos de recursos para financiamento de ações, que devem ser executadas pelo governo municipal. Ser conselheiro é atividade nobre, de doação à sociedade. Desejo sucesso ao novo mandato dos conselhos"", disse o deputado.
A atual presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Sueli Gabriel, explicou que todos os conselhos têm formação paritária: metade dos membros é do poder público e a outra metade da sociedade civil organizada. Segundo ela, a atuação dos conselhos de Barra Mansa é referência no estado do Rio. ""Os conselhos de nossa cidade são muito atuantes e livres para trabalhar. Não há nenhum tipo de censura. Além da interação com poder público, temos uma comunicação efetiva entre os conselheiros e o apoio da Casa dos Conselhos em nosso trabalho"", frisou Sueli.
Representante da Paróquia de São Sebastião, Laís Maria dos Santos destacou o papel dos conselheiros na política municipal de Assistência Social. “O governo e a sociedade civil têm que pensar de forma integrada e colaborativa. Pensando e agindo dessa forma, quem ganha é a população mais vulnerável”, disse Laís, completando: “Nosso papel é buscar o equilíbrio e tentar reduzir as desigualdades”.
Reunião ampliada - Foi decidido ao final do fórum que será organizada uma reunião ampliada para eleição das entidades que farão parte do Conselho de Defesa dos Direitos Pessoa Idosa e do Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência. ""Não houve quórum de entidades cadastradas para votação destes conselhos, apesar destes públicos terem representação. Vamos agendar uma reunião com essas entidades para promover a eleição destes conselhos"", informou Maria José.
Confira as entidades eleitas.
Conselho de Assistência Social
- Cruz Vermelha
- SOS Barra Mansa
- APAE BM
- Centro de Valorização da Família e do Adolescente Construindo Sonhos
- Associação Assistencial A Visão do Futuro
- ONG Universo Acreditar
- Associação de Senhoras de Caridade Santa Izabel
- Escola Doméstica Cecília Monteiro de Barros
Conselho dos Direitos da Criança e Adolescente
- Colégio Verbo Divino
- APAE BM
- ONG Universo Acreditar
- Creche Menino Jesus
- Pastoral da Criança
- Associação Assistencial A Visão do Futuro
- Escola Doméstica Cecília Monteiro de Barros
"
Comentários