15 setembro, 2014
Comentários

15:30 - Hospital da Mulher será amplamente reformado

"

Prefeito anuncia investimento de, aproximadamente, R$ 3 milhões em obras na unidade

 

O prefeito de Barra Mansa, Jonas Marins, e o secretário municipal de Saúde, Jonathan Aguiar, anunciaram nesta segunda-feira, dia 15, as obras de reforma geral do Hospital da Mulher. Serão investidos cerca de R$ 3 milhões nas intervenções com recursos do Ministério da Saúde e da prefeitura. Os vereadores Marcelo Borges e José Luiz Vaneli, o Leiteiro, além de secretários municipais e funcionários do hospital, prestigiaram o anúncio da reforma.

""As obras fazem parte do programa Rede Cegonha, do Ministério da Saúde, e têm como objetivo trazer um novo modelo de atenção ao parto, nascimento e à saúde da criança e da gestante"", ressaltou Jonathan. Entre as melhorias, serão feitas obras de readequação da UTI Neonatal com implantação de um leito canguru. Nesse tipo de leito, o bebê que precisa ficar internado na UTI para ganhar peso fica junto da mãe, por meio de uma técnica que permite o contato pele a pele entre os dois. ""Isso aproxima, reforça os laços de carinho, de cuidado, repouso e de permanência no mesmo ambiente até a alta hospitalar"", explicou o secretário de saúde.

O centro cirúrgico também vai ser contemplado com reformas. O setor vai ganhar cinco leitos especiais para parto normal nos quais as gestantes vão poder ficar com seus acompanhantes desde a chegada à maternidade até o momento da alta. ""A gestante vai poder ter uma pessoa de sua livre escolha para acompanhá-la durante todo o parto. Além disso, os leitos serão especiais e a gestante poderá escolher a posição que quer ter o bebê"", revelou Jonathan, destacando que o centro de parto de normal de Barra Mansa será o primeiro a funcionar em uma maternidade pública no estado do Rio de Janeiro.

Além das melhorias na UTI Neonatal e no centro cirúrgico, serão feitas reformas na fachada do prédio e na recepção. ""Os alojamentos e a recepção também serão climatizados para garantir conforto tanto aos pacientes e acompanhantes quanto aos colaboradores do hospital"", garantiu o secretário de Saúde. Em média, são realizados 150 partos no Hospital da Mulher, mensalmente. A unidade é referência em atendimento a gestantes de alto risco recebendo pacientes de diversos municípios da região.

“Estamos buscando o fortalecimento da atenção prestada ao recém-nascido, contribuindo de forma significativa para a redução dos índices de mortalidade infantil em Barra Mansa. O investimento nessa ampla reforma busca dar um tratamento humanizado às mães e aos bebês. Além disso, queremos incentivar cada vez mais a realização de partos normais. Nosso objetivo é tornar o Hospital da Mulher uma unidade 'Amiga da Criança'”, garantiu o prefeito Jonas Marins.

Jonas lembrou que, ao assumir o governo municipal, em 2013, a UTI Neonatal da maternidade estava em estado precário e foi fechada pela Vigilância Sanitária Estadual. ""O teto da UTI estava caindo, cheio de mofo e infiltrações. O local era o verdadeiro retrato do descaso dos governos passados com a saúde. Investimos na reforma com recursos próprios e hoje a UTI está em pleno funcionamento, garantindo atendimento digno aos recém-nascidos"", contou o prefeito.

Equipamentos - Além das reformas, o Hospital da Mulher - que completou 10 anos de funcionamento em julho - vai ganhar novos equipamentos. Estão sendo adquiridos eletro cautérios, desfibriladores, focos de luz e respiradores de UTI Neonatal.

"

Comentários