15 abril, 2015
Comentários

15:34 - Secretário estadual de Administração Penitenciária apresenta convênio do Ministério da Saúde para Prefeitura Municipal de Volta Redonda

"

Convênio prevê contratação de equipes de Saúde apara atender internos da Casa de Custódia

O secretário Estadual de Administração Penitenciária, coronel PM Erir Ribeiro Costa Filho, esteve cumprindo uma agenda de trabalho em Volta Redonda, com uma visita ao prefeito Antônio Francisco Neto, por volta de meio-dia dessa quarta-feira (dia 15). Acompanhado de assessores, o secretário conversou com Neto por cerca de 2 horas no Gabinete. Ele apresentou um projeto de convênio ao prefeito com base em portaria do Ministério da Saúde para que sejam contratados equipes de saúde para atender os presos custodiados na Casa de Custódia de Volta Redonda. A verba será repassada pelo Ministério da Saúde ao SUS com a adesão municipal ao projeto.

A portaria do MS de 2 de janeiro de 2014, instituiu a Política Nacional de Atenção Integrada a Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Prisional, com a assinatura do Termo de Adesão Municipal. O prefeito ficou de estudar o convênio a ser firmado entre o município e o estado, mas já aprovou a parceria. “Nós cedemos terreno para a construção da Casa de Custódia quando ninguém queria fazer. Já levamos em parceria muitos cursos profissionalizantes de pintura, pedreiro, costura de bolas, informática, fabricação de vassouras. Pode contar com o município no que precisar”, enfatizou o prefeito.

O secretário estadual de Administração Penitenciária, que já foi comandante geral da PM no estado, de 2011 a 2013, assistiu a dois vídeos de reportagens com declarações dos custodiados elogiando os cursos profissionalizantes, frutos da parceria com o município, que foram realizados no centro prisional, incluindo a prática do basquete com um ex-jogador da seleção brasileira de basquete, André Brazolini, que abriu uma escolinha de basquete para os presos. Nas entrevistas, os custodiados destacam que os cursos levados a eles pela prefeitura, representam uma oportunidade de começar nova vida, para uma ressocialização. O elogio partiu também do ex-diretor da Casa de Custódia em Volta Redonda, João Carlos Olímpio. O coronel Costa Filho pediu cópias dos vídeos para levar e assistir com atenção no Rio de Janeiro.

O prefeito Neto mostrou ainda ao secretário os números do ISP (Instituto de Segurança Pública) que comprovam a queda na criminalidade em Volta Redonda, destacando o trabalho feio pelo Ciosp (Centro Integrado de Segurança Pública ) que reúne os trabalhos das policias Militar, Civil, Bombeiros, Guarda Municipal e Defesa Civil, enfatizando que o sistema de câmeras que é usado no Ciosp para monitorar pontos estratégicos da cidade, agora está sendo implantado nas cabines policiais nos bairros, aproveitando o trabalho do policial militar em cada cabine. “São cerca de 10 mil pessoas nos bairros que são beneficiadas pelo monitoramento. Vamos entregar uma nova cabine da PM no Santo Agostinho em breve, que vai auxiliar na segurança pública de cerca de 30 mil pessoas”, informou Neto.

Ao final do encontro, que teve a participação também do coordenador do Ciosp, major Rodrigo Ibiapina, e do comandante da Guarda Municipal, major Luiz Henrique Monteiro, o secretário estadual foi visitar a Casa de Custódia no bairro Roma. “O prefeito Neto é um amigo de longa data e grande parceiro e certamente virei outras vezes à cidade para novas parcerias entre o município e o estado”, frisou o coronel Costa Filho.

Além de ceder terreno para a Casa de Custódia, o município também realizou parcerias em segurança pública com o Governo do Estado na construção da 5ª RISP (Região Integrada de Segurança Pública), e do Patronato Municipal, onde pessoas custodiadas podem se apresentar à Justiça sem ter que se deslocar até o Rio de Janeiro para prestar informações, e onde os familiares também obtêm informações sobre os processos dos custodiados.

"

Comentários