30 janeiro, 2015
Comentários

15:36 - Secretaria de Saúde de Barra Mansa realiza capacitação do Programa de Controle de Tabagismo

"

Aproximadamente 40 profissionais participaram do curso realizado no UBM

Nesta sexta-feira, dia 30, aproximadamente 40 servidores municipais da área de saúde de Barra Mansa receberam capacitação sobre o tema tabagismo. O curso, realizado no auditório do Centro Universitário de Barra Mansa (UBM), foi ministrado pelo coordenador do Programa Municipal de Controle de Tabagismo, Gustavo Lessa. ""Nosso objetivo foi trazer informações atualizadas sobre o tratamento para abandono do fumo"", explicou Lessa.

Segundo ele, a intenção da secretaria municipal de Saúde é descentralizar o programa, levando atendimento para todas as unidades básicas de saúde. ""Atualmente, o tratamento das pessoas que querem parar de fumar é realizado na sede do programa, no Centro, e em alguns postos. Queremos levar o programa para todas as unidades de saúde para que os pacientes possam receber atendimento perto de casa”, disse o coordenador.

Durante o curso, os profissionais receberam a cartilha utilizada para o tratamento, além de aprender o passo-a-passo de como o mesmo é realizado, entre reuniões de apoio e medicação. “Também frisamos a importância da atenção individual ao paciente"", comentou Lessa. A enfermeira chefe do posto de saúde do bairro São Pedro, Luciana Vidal, elogiou a promoção do curso. ""Por meio da capacitação, trocamos informações, tiramos dúvidas e aprendemos mais sobre a maneira correta de realizar o tratamento para o abandono do fumo”, disse.

Inscrições em fevereiro - O Programa Municipal de Controle de Tabagismo vai abrir inscrições na primeira semana de fevereiro. Os interessados em participar podem se inscrever no Centro de Saúde Oral (Crob), que funciona na Rua Pedro Vaz, 232, no Centro. O horário de atendimento é das 08h às 12h e das 13h às 17h. Os interessados devem apresentar documento de identidade e cartão do SUS (Sistema Único de Saúde) no ato da inscrição. O tratamento é gratuito. Mais informações pelo telefone: (24) 3323-3794.

"

Comentários