20 agosto, 2013
Comentários

15:38 - Resende: AMAR prepara propostas para conferência estadual do meio ambiente

"

20 propostas foram votadas na I Conferência Municipal

A Conferência Municipal do Meio Ambiente realizada no último sábado, dia 17 de agosto, aprovou 20 propostas, que serão enviadas à Comissão Organizadora Estadual da IV Conferência Estadual do Meio Ambiente. Com o tema ""Contribuir para a política nacional de resíduos sólidos”, o evento teve como objetivo discutir o gerenciamento desses resíduos em Resende e a implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos.

As propostas foram debatidas dentro dos seguintes eixos temáticos: Produção e Consumo Sustentáveis; Redução de Impactos Ambientais; Geração de Trabalho, Emprego e Renda; e Educação Ambiental e Sustentabilidade.

Dentre as principais sugestões aprovadas que serão defendidas por Resende, estão: a instituição de um programa de compensação ambiental para novas empresas que se instalarem no Município; criação de EcoPontos, para facilitar o recolhimento de resíduos domiciliares recicláveis; criação de mecanismos de cooperação das empresas para a disposição de resíduos, integrando a cooperativa de catadores; e a fomentação de criação de hortas comunitárias e escolares com a utilização de adubo orgânico.

Durante a Conferência Municipal, a representante do Instituto Estadual do Ambiente (INEA) Lúcia Colasso destacou o trabalho que vem sendo realizado por Resende, desde 2009, com relação ao desenvolvimento de uma política para Resíduos Sólidos.

- O Município conta hoje com um trabalho importante feito com catadores, que deve ser ampliado, e também já vem discutindo seu Plano Municipal de Resíduos - disse Lúcia.

O presidente da AMAR, Wilson Moura, destacou que os Municípios têm até o final do ano que vem para apresentar uma proposta para destinação de seus Resíduos Sólidos, e Resende vem trabalhando para encontrar um modelo ideal para cidade.

- Não estamos de fora desta discussão nacional, e para tal já foram realizadas três audiências públicas no município sobre este assunto - comentou Moura.

O prefeito José Rechuan lembrou, durante a conferência, que a correta destinação dos resíduos sólidos vem sendo uma preocupação do Município.

- Ao chegar à Prefeitura, em 2009, nos deparamos com um lixão sem controle, e até mesmo com dificuldade no acesso dos caminhões de lixo. Em parceria com o INEA, avançamos para um Aterro Controlado. E temos hoje uma proposta para usina, mas temos que avançar nas discussões sobre o modelo - destacou Rechuan.

Na conferência, que contou com a participação de cerca de 120 pessoas, também foram eleitos os quatro delegados que irão representar o Município no encontro estadual, previsto para os dias 13, 14 e 15 de setembro, no Rio de Janeiro. São eles: Solange Pinto (AMAR), Agenor Maia (Conselho do Meio Ambiente), Eliel de Assis (Instituto Agulhas Negras) e Edna Canuto (Associação dos Catadores Recicla Resende).

"

Comentários