29 setembro, 2014
Comentários

15:40 - VR: ETPC abre inscrições para novos bolsistas

"

Escola Técnica Pandiá Calógeras lança processo seletivo para a concessão de bolsas de estudos e divulga os novos cursos técnicos de Mecatrônica e Química para 2015.

A ETPC - Escola Técnica Pandiá Calógeras está com inscrições abertas para a concessão de bolsas de estudo nas novas turmas de cursos técnicos concomitantes com ensino médio, organizados em período integral, que terão início em 2015 e duração de três anos. As inscrições podem ser feitas até 09 de outubro por jovens estudantes que já concluíram Ensino Fundamental (1º ao 9º ano) ou irão concluí-lo o até o final deste ano. São sete cursos técnicos com novas turmas abertas para o próximo ano letivo.

Aliando inovação e desenvolvimento tecnológico, a ETPC abriu dois novos cursos focados em demandas crescentes do mercado de trabalho. Os cursos técnicos de Química, que permite ao técnico atuar em diversas áreas da indústria, e Mecatrônica, que forma técnicos especialistas em automação e robótica, se juntam aos tradicionais cursos de Eletromecânica, Mecânica, Eletrônica, Petróleo e Gás e Informática. Todos os cursos têm um foco na realidade das empresas, não só do Sul Fluminense como de todo o país. Os alunos se formam e ficam aptos a atuar desde a indústria de transformação até nas empresas de serviços.

Serão abertas turmas de primeiro ano com a seleção de pelo menos 81 novos bolsistas. Podem concorrer às bolsas de estudos integrais aqueles estudantes que cursaram o Ensino Fundamental na rede pública de ensino ou foram bolsistas na rede particular. Estudantes que comprovarem renda, conforme critérios adotados pela escola, também poderão concorrer a bolsas de 50%. Serão concedidas, ainda, bolsas de 35% para estudantes que, independente da renda, apresentarem bom resultado no processo seletivo.

As inscrições devem ser feitas na secretaria da ETPC, no bairro Sessenta. O candidato a uma bolsa de estudos deve apresentar cópia do documento de identidade ou certidão de nascimento, a declaração escolar e um retrato 3x4 recente. O pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 50 deve ser comprovado no ato da inscrição.

Os estudantes que não queiram participar do processo seletivo de bolsas já podem se matricular regularmente nos cursos. É necessária a seguinte documentação: cópia da Certidão de Nascimento, cópia e original do histórico escolar, cópia da Carteira de Identidade e CPF, duas cópias do comprovante de residência, atestado médico, exame de sangue com tipo sanguíneo e quatro retratos 3x4 recentes.

Uma pesquisa divulgada este ano pela Fundação Dom Cabral mostrou que 50,62% da empresas pesquisadas no Brasil possuem escassez de mão de obra qualificada nas funções técnicas e operacionais. Nesse cenário, os cursos técnicos da ETPC estão alinhados com a realidade do mercado de trabalho, principalmente no Sul Fluminense. Além disso, a ETPC permite ao jovem adquirir, junto com a formação profissional, uma preparação especial para entrar na universidade, o que facilita também o seu desenvolvimento acadêmico.

“Procuramos oferecer qualificação aos jovens, de acordo com a necessidade das empresas e preencher essa lacuna de qualificação existente nas áreas produtivas. Também permitimos que ele planeje desde já o seu futuro com uma atenção maior para o vestibular e para o Enem. É um verdadeiro planejamento de carreira. Além disso, com as bolsas de estudo a Fundação CSN também cumpre um papel social fundamental na formação desses jovens”, destacou o diretor da ETPC, Rogério de Paiva Lima.

A prova para o processo de seleção de bolsistas será no dia 11 de outubro, com início a partir das 14h e duração de quatro horas. O conteúdo programático da prova será dividido em Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Físicas e Biológicas, e está especificado no edital do processo, disponível no site da escola (www.etpc.com.br).

"

Comentários