15:41 - Entidade retira cerca de 15 mil pneus do Depósito da GMVR
"Serviço deverá durar cerca de quatro dias, por causa da grande quantidade de material; pneus serão reciclados
Na tarde dessa quinta-feira (dia 29), funcionários da Reciclanip – entidade formada pelas maiores fabricantes de pneus do Brasil - começaram a retirar os cerca de 15 mil pneus que estão armazenados no Depósito Municipal de Veículos, no bairro São Luiz, e que foram abandonados e retirados das ruas do município pelos agentes da Guarda Municipal de Volta Redonda (GMVR). No ano passado, a GMVR, amparada pela PGM (Procuradoria Geral do Município), tentou fazer um leilão desses pneus, mas não houve interessado.
“A partir daí, realizamos diversas reuniões junto à PGM, para tentar encontrar uma solução legal para o problema, uma vez que esses pneus estavam ocupando a área coberta do depósito, que hoje se encontra completamente lotada, não sobrando mais lugar para o armazenamento”, afirmou o comandante da GMVR, major Luiz Henrique Monteiro Barbosa.
Ainda de acordo com o comandante, “com a retirada desses pneus, a Guarda Municipal poderá voltar a recolher os pneus que são abandonados nas vias públicas, em calçadas e em terrenos baldios, contribuindo assim para frear o avanço da dengue no município e para a não degradação do meio ambiente, uma vez que os pneus são uns dos que mais demoram para se decompor”, ressaltou ele.
COLETA – A Reciclanip foi criada em março de 2007 pelos fabricantes de pneus novos Bridgestone, Goodyear, Michelin e Pirelli. Em 2010, a Continental juntou-se à entidade e em 2014, a Dunlop também aderiu à iniciativa. O projeto faz parte do Programa Nacional de Coleta e Destinação de Pneus Inservíveis implantado pela Anip (Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos).
No Brasil, uma das formas mais comuns de reaproveitamento dos pneus inservíveis é como combustível alternativo para as indústrias de cimento. Outros usos dos pneus são na fabricação de solados de sapatos, borrachas de vedação, dutos pluviais, pisos para quadras poliesportivas, pisos industriais, tapetes para automóveis, e mais recentemente, como componentes para a fabricação de manta asfáltica e asfalto-borracha.
"
Comentários