28 agosto, 2014
Comentários

15:42 - Pissula recebe Romário em visita no Sul Fluminense e pautam discussão sobre portadores de deficiência e Down

"

O ex-craque Romário demonstrou que ainda continua em forma, como nos tempos do gramado. Deputado federal e postulante a uma vaga no Senado pelo Rio de Janeiro, Romário (PSB) visitou na tarde de ontem, 27, as cidades de Barra do Piraí e Piraí. A visitação foi organizada pelo vereador de Barra Mansa, Pissula (PT), que concorre a uma das 71 vagas na Alerj (Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro).

Em corpo a corpo realizado no Centro Comercial das duas cidades, Romário e Pissula destacaram suas principais propostas eleitorais. O ex-craque reafirmou seu compromisso com as demandas relacionadas às pessoas portadoras de deficiência e síndrome de Down.

Na Câmara Federal, Romário tem em tramitação projetos de Lei que dividem opinião. Um deles, trata da igualdade de direitos entre  as pessoas portadoras de deficiência e aquelas com a síndrome de Down. “Acredito que um dos maiores problemas, ainda hoje, é o preconceito. Por isso, faço campanha para mostrar como o estímulo correto pode garantir a essas pessoas uma vida normal. Elas podem trabalhar, estudar e namorar. Tudo que uma pessoa considerada normal faz”, disse o ex-craque, que tem uma filha de 7 anos com a síndrome.

Outro problema citado pelo candidato diz respeito a resistência das escolas em aceitar alunos com a síndrome de Down. “Temos de fiscalizar: a lei garante a plena inclusão dessas pessoas no ensino regular, embora algumas famílias prefiram o ensino especial”, disse.

Na ocasião, Pissula apresentou propostas relacionadas à acessibilidade. “Infelizmente, as cidades do Sul Fluminense cresceram sem planejamento urbano, o que provoca a exclusão das pessoas com deficiência. Questões, como rampas, elevadores, adaptação das calçadas e semáforos precisam estar na pauta da sociedade. Ano passado a população foi à rua pedir a redução do custo das passagens, mas é bom lembrar que os deficientes, em muitas cidades, ainda sofrem com o transporte coletivo, que não foi projetado para atender as suas necessidades”, salientou.

Romário e Pissula prosseguem com agenda nesta quinta-feira em Volta Redonda, às 9 horas; Quatis, às 11h30;  Porto Real, às 13 horas e Resende, às 16 horas. Sexta-feira, está prevista  panfletagem em Resende, às 10 horas; Barra Mansa, às 13 horas.

"

Comentários