13 setembro, 2013
Comentários

16:03 - Inscrições para Programa de Controle de Tabagismo serão abertas no dia 16 em Barra Mansa

"

Tratamento conta com terapia de grupo, atendimento psicológico individual e medicamentos

Serão abertas na próxima segunda-feira, dia 16, as inscrições para tratamento no Programa de Controle de Tabagismo da secretaria de Saúde de Barra Mansa. O cadastro pode ser feito até o dia 30 deste mês na sede do programa, que funciona na Rua Pedro Vaz, nº 232, no Centro (em frente ao Colégio Estadual Barão de Aiuruoca). Os interessados devem levar documento de identidade e cartão SUS.

O Programa de Controle do Tabagismo de Barra Mansa oferece avaliação médica especializada, atendimento psicológico individual, terapia de grupo e medicamentos (adesivos, goma, pastilha de nicotina e bupropiona). Os encontros dos grupos de terapia são realizados no auditório do Centro de Saúde Oral (antigo CROB). Entre 2010 e 2012, dos 1.164 pacientes atendidos, 666 pararam de fumar.

“Fazemos uma abordagem cognitiva comportamental, na qual oferecemos ferramentas para essas pessoas pararem de fumar”, informou o coordenador do Programa de Controle de Tabagismo, Sergio Murilo Conti, acrescentando que os pacientes se reúnem semanalmente em um grupo de apoio, durante dois meses.

Segundo o coordenador, existem três tipos de dependência no caso do cigarro: química, comportamental e psicológica. “A química é a mais fácil de tratarmos: usamos adesivos, gomas ou pastilhas de nicotina que ajudam na fase da abstinência. A psicológica é a mais difícil, pois o cigarro representa uma sensação de bem estar, o dependente fuma para relaxar ou se acalmar, tem a sensação que o cigarro é um amigo. Neste caso, a maioria dos dependentes são mulheres”, explicou, acrescentando que a comportamental é quando o cigarro é associado a um tipo de hábito, como tomar um café ou telefonar, por exemplo

O tabagismo é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a principal causa de morte evitável em todo o mundo. A OMS estima que um terço da população mundial adulta, isto é, 1,2 bilhão de pessoas (entre as quais 200 milhões de mulheres), sejam fumantes. Pesquisas comprovam que aproximadamente 47% de toda a população masculina e 12% da população feminina no mundo fumam. Enquanto nos países em desenvolvimento os fumantes constituem 48% da população masculina e 7% da população feminina, nos países desenvolvidos a participação das mulheres mais do que triplica: 42% dos homens e 24% das mulheres têm o comportamento de fumar.

 

Período de inscrições: 16 a 30 de setembro.

Local: Sede do Programa de Controle de Tabagismo, na Rua Pedro Vaz, nº 232, no Centro (em frente ao Colégio Estadual Barão de Aiuruoca).

Horário: 8 às 17h, de segunda a sexta-feira.

"

Comentários