08 julho, 2013
Comentários

16:03 - XXV Torneio Leiteiro de Rialto supera expectativas

"

Média de leite produzida em três dias é a maior de todas as edições da competição

Domingo, dia 07, foi o dia de encerramento do XXV Torneio Leiteiro de Rialto, distrito de Barra Mansa. O prefeito Jonas Marins, o secretário municipal de Desenvolvimento Rural, Leandro Machado, e a deputada estadual Inês Pandeló participaram da cerimônia de entrega da premiação aos produtores. A novidade deste ano foi a média de leite produzida durante os três dias de atividades no galpão: a vaca vencedora produziu 118,355 kg de leite.

“Já disseram que Rialto não tinha uma produção efetiva de leite, mas a intenção do torneio leiteiro é desmistificar essa história. Queremos estimular a produção leiteira na localidade e os produtores também estão dispostos a investir. A prova disso é que conseguimos fazer este ano a maior produção de leite de todas as edições do torneio”, disse Leandro.

Jonas fez questão de entregar todos os troféus aos ganhadores, falou sobre a importância da produção leiteira para a cidade e, ainda, sobre investimentos para o setor e o distrito. “Barra Mansa foi uma das maiores bacias leiteiras do Brasil. Precisamos estimular mais esses produtores e dar condições para o homem permanecer no campo. Este ano já vimos melhorias, como a estrada Governador Chagas Freitas, que está em fase de conclusão da obra de pavimentação, mas pretendo para o ano que vem oferecer mais comodidade aos produtores, fazer obras no galpão e ainda buscar apoio estadual para o asfaltamento das principais ruas do distrito”, afirmou Jonas.

Cerca de 20 mil pessoas passaram por Rialto durante os cinco dias de festa. A prefeitura apoiou o evento que este ano teve o triplo de banheiros químicos, melhor estrutura de palco e sonorização e diversos shows regionais.

Premiação – A grande vencedora do concurso foi a vaca Lorena, do Rancho dos Ipês, com a média de produção de 56,118 kg de leite. Confira os animais vencedores de cada categoria.

Curraleira até 30 kg: vaca Guitarra, do Sítio Esplendor (29,742 kg). Proprietária Ana Duque.

Curraleira de 30 a 35 kg: vaca Carlla, do Rancho dos Ipês (34,940 kg). Proprietário Nivaldo Veríssimo da Silva.

Curraleira Livre: vaca Normalista, da Fazenda Nossa Senhora Aparecida (48,895 kg). Proprietário Ademir Ávila.

Novilha 0-4 Mestiça: vaca Precheca, da Fazenda Rancho Alegre (31,457 kg). Proprietário Sérgio Luiz da Silva.

Novilha 0-4 Pura: vaca Menina, da Fazenda Canastra (37,165 kg). Proprietário .Marco Aurélio Ribeiro.

Mestiça: vaca Lorena, do Rancho dos Ipês (56,118 kg). Proprietário Nivaldo Veríssimo da Silveira.

Pura: vaca Receita, da Fazenda Canastra (49,198 kg). Proprietário Marco Aurélio Ribeiro.

"

Comentários