20 agosto, 2013
Comentários

16:14 - ETE Barbará: Jonas Marins e Carlos Minc participam de lançamento da obra

"

Nova estação irá tratar 45% do esgoto domiciliar e beneficiar 35 bairros de Barra Mansa

O prefeito Jonas Marins e o secretário estadual de Ambiente, Carlos Minc, lançaram nesta terça-feira, dia 20, a obra de construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do bairro Barbará. A cerimônia, realizada no local das obras, na Rua Argemiro de Paula Coutinho, contou com a presença da deputada estadual Inês Pandeló, de secretários municipais, vereadores, representantes de associações de moradores e de entidades empresariais. Alunos e diretores de escolas municipais também prestigiaram o evento.

A ETE Barbará será responsável por tratar 45% do esgoto domiciliar de Barra Mansa, beneficiando 70 mil moradores de 35 bairros. O investimento total na obra de construção da estação e das redes coletoras é de R$ 30 milhões, sendo 95% do recurso oriundo do Fecam (Fundo Estadual de Conservação Ambiental e Desenvolvimento Urbano) e o restante de contrapartida do governo municipal. A previsão é que a obra seja finalizada em dezembro de 2014.

“Esta estação será uma das maiores do estado do Rio: serão tratados 200 litros de esgoto por segundo. É uma obra muito importante para nossa cidade e região, pois vai permitir que menos esgoto in natura (sem tratamento) seja despejado no Rio Paraíba do Sul”, afirmou Horácio Delgado, diretor executivo do Saae BM (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), agradecendo a parceria do governo do Estado. “Sem os recursos liberados pelo Fecam essa obra não seria possível”, frisou.

O prefeito Jonas Marins destacou que, com o lançamento da ETE Barbará, duas grandes obras de saneamento urbano estão sendo executadas em Barra Mansa. “A construção da ETE Ano Bom está a todo vapor. Até o final deste ano, teremos 20% do esgoto domiciliar tratado em nossa cidade. Isso já é uma conquista, pois atualmente menos de 2% é tratado”, explicou Jonas.

O prefeito informou que até o final de 2014, com as duas estações em funcionamento, 65% do esgoto domiciliar do município será tratado. “Isso vai colocar Barra Mansa em um seleto grupo de municípios brasileiros que trata mais da metade do esgoto produzido”, pontuou Jonas, que ainda pediu a colaboração e paciência da população. “Temos consciência que as obras das redes coletoras de esgoto fazem bagunça na cidade e causam tumulto enorme no trânsito. Mas os transtornos são passageiros enquanto a obra beneficiará muitas gerações futuras”, disse.

Em seu discurso, Minc reafirmou a importância da parceria com o governo municipal e destacou o trabalho de Barra Mansa para garantir a preservação e recuperação do Rio Paraíba do Sul. “Ajudar a preservar e defender o rio não é nenhum luxo: essa deve ser a principal tarefa do poder público. O Rio Paraíba do Sul é o maior manancial do nosso estado e todos nós temos que ser responsáveis por ele. Parabenizo Barra Mansa por se preocupar em investir recursos em saneamento urbano. Isso trará desenvolvimento social e econômico para a cidade”, frisou o secretário estadual. Ao final do evento, Jonas e Minc ajudaram os estudantes a plantar 15 mudas de espécies nativas no entorno da obra.

Córrego da Vila Elmira – Durante o evento, Minc anunciou que até o final deste mês, a secretaria estadual de Ambiente realizará a licitação para a obra de canalização do córrego do bairro Vila Elmira, na Região Leste. Além da canalização, será construída a rede coletora de esgoto do bairro. Serão investidos R$ 9,6 milhões do Fecam, com contrapartida da prefeitura.

"

Comentários